Com o objetivo de ampliar e antecipar o acesso qualificado de pacientes a Unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTIs), sobretudo nas macrorregiões em que há déficit desse serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) formalizou, no dia 18/11, o repasse de incentivo financeiro ao Hospital Dilson Godinho, sediado em Montes Claros, e ao Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, em Salinas, para o funcionamento de seis novas UTIs Tipo II no Norte de Minas.
A iniciativa aprovada por meio da Resolução 10.697, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Belo Horizonte, contempla a abertura de 51 novas UTIs para o atendimento de pacientes adultos em oito municípios: Salinas, Montes Claros, Santo Antônio do Amparo, Barbacena, Arcos, Ubá, Contagem e Nova Serrana. Na mesma Resolução também está sendo contemplada a abertura de quatro Unidades Coronarianas Tipo II no município de São Sebastião do Paraíso.
No caso do Norte de Minas, o Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana receberá incentivo financeiro mensal de R$ 96,7 mil para o custeio de quatro novas UTIs. Já para o Hospital Dilson Godinho, o valor do incentivo financeiro ficou definido em R$ 48,3 mil mensais, para o custeio de duas novas UTIs. Atualmente a instituição já possui dez UTIs Tipo II.
Denilson Paranhos Costa, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que a Resolução 10.697 esclareceu que a estratégia de viabilização da estreia de novos leitos de UTI adulto e unidades coronarianas se contextualiza nas diretrizes e objetivos da Política de Atenção Hospitalar – Valora Minas, em especial relacionados ao fortalecimento das redes de atenção à saúde e aumento da capacidade de resposta dos territórios às demandas. “O cofinanciamento estadual representa um incremento financeiro às instituições que, para além do funcionamento geral dos leitos, demonstrarem o atingimento de taxas de ocupação acima das metas estabelecidas”, disse.
A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde na SRS Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, avaliou que “a decisão da Secretaria de Estado de Saúde em antecipar o custeio dos novos leitos de UTI representa importante reforço para o atendimento das demandas do Norte de Minas que, entre outras particularidades, possui grande extensão territorial e, pelo fato de sediar o segundo maior entroncamento rodoviário do país, diariamente registra a ocorrência de grande número de acidentes”.
Plano de ação
Para suprir parte do déficit de 73 leitos de UTI para o atendimento de adultos, o Plano de Ação Regional (PAR) aprovado pela CIB-SUS em novembro de 2023, prevê a abertura e a qualificação de 58 novos leitos no Norte de Minas. Estão distribuídos da seguinte forma: Santa Casa de Montes Claros e Hospital Regional de Janaúba (18 UTIs em cada instituição); Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (14); Hospital Dilson Godinho (4); Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas, e o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, sendo dois leitos para cada instituição.
O PAR prevê a abertura de 22 novas UTIs pediátricas e a qualificação de outras 18 Unidades de Terapia Intensiva para atendimento de crianças. Para a Santa Casa de Montes Claros e o Hospital das Clínicas estão previstas 18 novas UTIs e quatro no Hospital Universitário Clemente de Faria.
Por: Pedro Ricardo / Foto: Ascom – Hospital Dilson Godinho
