Transporta SUS amplia frota e entrega cinco micro-ônibus para municípios da Regional de Manhuaçu

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de mais cinco municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu passam a contar com mais segurança, conforto e acessibilidade no deslocamento para consultas, exames, cirurgias e tratamentos. O Governo de Minas, por meio do Programa Transporta SUS, entregou, na sexta-feira (28/11), em Carangola, cinco novos micro-ônibus, adquiridos pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (Cisverde).

Foram contemplados os municípios de Alto Jequitibá, Caparaó, Carangola, Divino e Manhuaçu. Os veículos têm capacidade para 22 passageiros e são equipados com ar-condicionado, tomadas para carregamento de celular e adaptações que garantem acessibilidade a pacientes com dificuldade de locomoção, como cadeirantes e pessoas obesas.

Com essas entregas, o Cisverde soma 12 veículos recebidos, considerando os sete micro-ônibus já entregues em 2024. Outros cinco veículos devem ser entregues em janeiro de 2026, ampliando ainda mais a capacidade de transporte sanitário na região. O investimento total previsto para o conjunto dessas entregas é de aproximadamente R$ 10,2 milhões.

Representando o Governo de Minas, o superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Victor Carvalho Vieira, ressaltou o impacto da ampliação da frota do Transporta SUS e o papel estratégico dos consórcios no avanço das políticas públicas de saúde. “São políticas de saúde que fazem a diferença. Sei a dificuldade da ponta. Trazer conforto no transporte sanitário é garantir dignidade ao cidadão”, afirmou.

Consórcio fortalecido

Durante a cerimônia, o secretário executivo do Cisverde, Sérgio Miranda, destacou o fortalecimento da rede de cooperação entre os municípios. “O consórcio, que agora reúne 20 cidades e atende cerca de 330 mil habitantes, se consolida como instrumento eficiente para ampliar serviços públicos com economia de escala”, afirmou.

Miranda também ressaltou outras políticas implementadas pelos consórcios, como o uso de UBV no enfrentamento às arboviroses – doenças como dengue, zika e chikungunya -,o serviço de drones e o Vacimóvel, que tem contribuído para melhorar indicadores de vacinação nos municípios por onde passa.

O superintendente Victor Vieira lembrou que o período sazonal das arboviroses se aproxima e ressaltou que, com o apoio dos consórcios, a capacidade de resposta dos municípios tem melhorado. “Antes era tão difícil colocar um UBV nas ruas. Hoje, por meio dos consórcios, isso mudou. Temos mais serviços, mais qualidade de vida e mais saúde para a população”, completou.

O superintendente reforçou ainda a relevância da atuação consorciada. “Não há de se falar de saúde sem incluir os consórcios intermunicipais no debate. Como sempre destaca o vice-governador Mateus Simões, não se faz saúde pública sem os consórcios. Nosso compromisso é levar saúde de qualidade a todos”, finalizou.

Por: Antonio Rodrigues  – Fotos: Antonio Rodrigues 

Rolar para cima