Minas Unida contra o Aedes: confira as ações em Patos de Minas e região

No último sábado (29/11), todos os 21 municípios de Patos de Minas e região realizaram ações de mobilização social para alertar e envolver a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue e a chikungunya.

Novembro marca o início do período sazonal, que segue até abril – quando há calor e chuvas -, época de maior reprodução do mosquito, e consequentemente, aumento de casos de dengue. Os cuidados devem ser redobrados e a maior parte dos focos do Aedes aegypti está dentro das residências. Práticas como tampar caixas d´água, limpar calhas, eliminar objetos que acumulam água, descartar corretamente os recipientes e manter quintais limpos são medidas a serem adotadas pela população.

Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, destaca que o Dia D estadual fortalece as ações para um agir conjunto. “A Secretaria de Saúde faz as ações de mobilização, de vigilância e qualificação dos profissionais para o cuidado das pessoas, mas precisamos da população para olhar o seu quintal, seu bairro e sua comunidade para colaborar nesta prevenção que é coletiva”, disse Castro.

Patos de Minas

A superintendente também fez um alerta para a segunda dose da vacina contra a dengue. “Temos uma diferença de mais de 600 doses entre a primeira e segunda aplicação. Os pais e responsáveis devem procurar as Unidades de Saúde e atualizar o cartão dessas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos”. Somente com o esquema completo é que se garante a proteção do público-alvo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas fez o Dia D voltado também para a saúde do homem (Novembro Azul), vacinação, saúde bucal e o início do Dezembro Vermelho (combate às doenças sexualmente transmissíveis). Todas as Unidades Básicas de Saúde estavam abertas para as ações conjuntas; e um stand educativo e o vacimóvel estava na Feira do Produtor Rural.

O motorista Carlos Henrique Moura esteve na feira e gostou da mobilização. “Trabalho a semana inteira fora e, no final de semana, consigo participar das ações. Já tive dengue duas vezes e fiquei muito ruim. Precisamos deixar o pessoal conscientizado”, disse o motorista.

Mobilização nas redes sociais, criatividade e parcerias: um giro pela região

Os municípios de Tiros e Rio Paranaíba fizeram ações preparatórias utilizando as redes sociais para mobilizar e ampliar o engajamento da população com vídeos produzidos  por crianças e responsáveis trazendo dicas preventivas, artes marciais e até  criar e cantar músicas educativas. Parceiros doaram prêmios para as melhores iniciativas.

São Gonçalo do Abaeté fez ação direcionada para as gestantes, reforçando a necessidade do uso de repelente. Santa Rosa da Serra preparou um café da manhã reforçado e cheio de alertas para a equipe de saúde que trabalhou no sábado. Em Varjão de Minas, a fanfarra municipal animou a ação.

A grande maioria dos municípios realizou blitz educativa, passeata, stand com outras ações de saúde integradas e a presença da fantasia do mosquito, ginástica na praça, exposição de maquetes com os pontos de atenção nas residências, mutirão de limpeza e/ou mutirão comunitário.

Por Lilian Cunha – Fotos: Divulgação das Secretarias Municipais de Saúde

Rolar para cima