Na terça-feira, 25/11, a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS de Barbacena promoveu o Seminário Regional da “Promoção da Saúde no Território: da Evidência à Prática Cotidiana”, visando fortalecer as ações de promoção da saúde nos municípios e compartilhar experiências exitosas de profissionais de Atenção Primária dos municípios da região.
Segundo a coordenadora da CRAS da SRS Barbacena, Rosiany Araújo, “a proposta desse encontro foi promover troca de saberes com o objetivo principal de construção coletiva do cuidado em saúde para os usuários, as famílias e a comunidade nos municípios”, explicou.
Os temas da programação foram: Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT); Saúde Mental na Atenção Primária; Letramento LGBTQIA+; diferenciação entre Educação em Saúde e Educação na Saúde; experiência exitosa de Congonhas (Grupos de atividade física e práticas corporais como estratégia de promoção da saúde) ; experiência exitosa de Santa Rita de Ibitipoca (Comitê da Política de Equidade); experiência exitosa de Piranga (Projeto “Amigos do Peso” –intervenção multiprofissional em grupo); experiência exitosa de Conselheiro Lafaiete (Projeto “Movimento e Mente”); e compartilhamento de reflexões e encaminhamentos.
“Tivemos a participação ativa dos municípios, profissionais engajados e debates muito ricos que reforçam a importância da promoção da saúde na atenção primária como porta de entrada e como espaço de cuidado integral”, destacou a referência técnica da CRAS, Lívia Pêgo.
Após o encerramento do evento, Lívia fez um balanço positivo do resultado. “Nosso objetivo era fortalecer a troca de experiências e estimular ações concretas no território — e conseguimos. A integração intersetorial foi um ponto forte, mostrando que quando trabalhamos de forma colaborativa, os resultados aparecem para toda a população.
Seguimos firmes na missão de promover saúde com responsabilidade, evidências e humanidade”, finalizou.
