A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), inaugurou, na segunda-feira, 24/11, as bases do Samu Regional em Fronteira e Pirajuba, na Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul. O serviço, que oferece transporte adequado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atua como um atendimento de urgência e emergência, oferecendo os primeiros socorros ainda dentro das ambulâncias. Com as novas bases, o Samu em Minas caminha para 100% de cobertura.
Na inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que o Samu vai além de ambulâncias modernas, pois envolve treinamento, capacitação, protocolos e fluxos que garantem que o paciente seja atendido no momento certo e no local adequado. “Falo de casos como AVC, que podem ser tratados com medicamentos para evitar sequelas, infartos que, se tratados a tempo, permitem uma vida normal, e traumas graves que recebem atendimento oportuno, aumentando as chances de sobrevivência”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, com a inauguração prevista de 17 bases do Samu na Macro Triângulo do Sul até dezembro, o Estado de Minas passará a ter 100% de cobertura do Samu em 2026. Segundo ele, o modelo de Samu consorciado, adotado em Minas, é uma referência nacional. “Logo após a inauguração do serviço na cidade polo da região, Uberaba, no dia 19/12, com a presença do governador Romeu Zema, todos os mineiros poderão discar 192 para acionar uma equipe altamente capaz de salvar vidas”, concluiu Bacchereti.

Também presente na inauguração, a prefeita de Uberaba e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo do Sul (Cistrisul), Elisa Araújo, disse que “antes mesmo da inauguração oficial, o Samu em Uberaba já estará em funcionamento a partir do dia 10/12, com equipe de 37 profissionais. O investimento do Governo de Minas nas bases do Samu na região já superam R$ 20 milhões.
UBS em Fronteira
O município de Fronteira inaugurou ainda, a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Ilson de Oliveira Neves”, no Jardim Ângelo Passuelo, que faz parte de um novo padrão estrutural de atenção primária do Estado, contando com consultórios individualizados, sala de vacinação, espaço para amamentação, área lúdica para crianças, farmácia com dispensação interna e externa, salas de procedimentos, além de ambientes para práticas coletivas, atendimento multiprofissional e espaços de acolhimento.
Entrega do Samu em Pirajuba
Ainda na segunda-feira, 24/11, o município de Pirajuba inaugurou sua base do Samu, A nova base amplia a cobertura regional do atendimento de urgência nas áreas urbanas, rurais e nas vias que conectam os municípios vizinhos, reforçando a segurança da população e fortalecendo o fluxo assistencial do território.
De acordo com a superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, as novas bases do Samu da região vão qualificar o atendimento pré-hospitalar, salvando mais vidas. Ana Maria explica que as bases são localizadas estrategicamente nos locais onde a qualidade de assistência demanda a resposta com urgência. “Além disso, com a possibilidade de custeio também do Governo de Minas, os municípios terão subsídio para um custo com o qual vinham arcando sozinhos, minimizando gastos e revertendo-os para outros serviços de saúde”.
As inaugurações em Fronteira e Pirajuba fazem parte das ações da SES-MG para qualificar a Atenção Primária e expandir a Rede de Urgência e Emergência no Triângulo Sul. O prefeito de Fronteira, Sérgio Paulo Campos, celebrou o momento, afirmando que “é uma conquista histórica para o município e toda a região”. Já o prefeito de Pirajuba, Airton Alves, ressaltou o impacto regional da base do Samu na resposta às urgências, pois “salva vidas mais depressa, o que melhora muito a qualidade do atendimento oferecido à população”.
Por Sara Braga
Fotos: Sara Braga
