Durante o mês de novembro, os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizaram ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo. As atividades incluíram rodas de conversa, apresentações culturais e eventos comunitários.
Entre as celebrações, um momento histórico marcou o município de Patrocínio do Muriaé: a Comunidade do Ivaí recebeu a Certidão de Autodefinição como remanescente quilombola, emitida pela Fundação Cultural Palmares. Esse reconhecimento fortalece a identidade da comunidade e garante acesso a políticas públicas específicas, inclusive de saúde, promovendo inclusão, respeito e desenvolvimento social.
Desde 2014, a comunidade do Ivaí vinha trabalhando pelo reconhecimento, que se concretizou agora.
“Foi um caminho longo em que pessoas apareceram para nos ajudar. Afirmar nossa identidade é importante porque muitos remanescentes de quilombos nem sabem que são, mas está lá o modo de vida enraizado, os costumes de cultivo da terra, a medicina tradicional. Receber o certificado traz empoderamento e valorização da nossa história e daquilo que somos”, destacou Marta Cristina de Almeida, porta-voz do Quilombo Comunidade do Ivaí.

Tenda da Saúde
O evento contou com Tenda da Saúde, oferecendo orientações e atendimentos à população; desfiles e premiações, valorizando a participação da comunidade; e apresentação do grupo Força da Raça, que trouxe energia e representatividade ao palco. À noite, as celebrações foram encerradas com o grupo de pagode Só Resenha, garantindo música e alegria até o fim da festa.
Para Cibele Miranda, referência técnica de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde no município, a entrega da certidão simboliza um avanço na luta pela igualdade e pelo reconhecimento da história e da ancestralidade do povo negro. “Fizemos um evento com muito carinho, unindo as Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Desenvolvimento Social e Educação. Mas é importante destacar que o recurso financeiro foi a Política Estadual de Promoção à Saúde da SES-MG. Coincidiu que este reconhecimento viesse próximo ao Dia da Consciência Negra e isso trouxe um significado muito bonito para nossa celebração”, afirmou.
A GRS Ubá registrou 22 ações realizadas pelos 31 municípios em comemoração ao mês da Consciência Negra na planilha de ações de Mobilização Social. “Foram excelentes iniciativas que destacam a importância de promover um futuro mais justo e plural. Foi muito bom saber que neste mês o documento oficial que certifica mais um remanescente de quilombo na nossa regional foi entregue, atendendo ao que está previsto na Constituição Federal e valorizando essa herança cultural”, ressaltou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.
Por: Keila Lima
Fotos: ASCOM da Prefeitura de Patrocínio do Muriaé
