A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Assessoria de Governança Regional Estratégica (AGRE) e em parceria com o Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu, no dia 18/11, na Unifuncesi, em Itabira, o workshop de Planejamento do SUS Digital. O evento teve como objetivo fortalecer a transformação digital no SUS em Minas Gerais, conectando tecnologia e gestão para qualificar os serviços de saúde prestados à população.
Na abertura das oficinas, o diretor regional GRS Itabira, Geraldo Marques, destacou a importância da adaptação do SUS às novas tecnologias. “Vamos discutir os principais indicadores e construir a transformação que queremos para o SUS, alinhada com as novas tecnologias e o movimento digital global”, afirmou. O Programa SUS Digital busca ampliar o acesso aos serviços de saúde, promovendo um cuidado eficiente e integral com foco na transformação digital.
Jonathan Henrique Souza, coordenador do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI), destacou a importância da integração microrregional na implementação da saúde digital. “Saúde digital não se resume à tecnologia da informação. É uma transformação que envolve todos, desde gestores até profissionais de saúde”, afirmou Jonathan. Ele ressaltou que a colaboração entre os municípios é essencial para uma transformação digital eficaz e adaptada às necessidades locais.
O coordenador detalhou ainda a estratégia do Núcleo, que propõe um planejamento adaptado para cada microrregião, com o objetivo de fortalecer os municípios menores, tornando-os referências para a rede. “Ao integrar os municípios em uma microrregião, conseguimos um trabalho mais eficiente e colaborativo”, explicou.
Durante o workshop, a equipe técnica do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI), composta pelos analistas Gabrielle Gonçalves e João Carvalho, focou em três eixos com menor maturidade nas microrregiões: formação e desenvolvimento profissional, telesaúde e serviços digitais, e monitoramento e avaliação de informações estratégicas. A proposta foi buscar soluções para melhorar esses aspectos sem grandes investimentos. “A ideia é estruturar fluxos e processos para que as melhorias aconteçam de forma gradual e consistente”, concluiu Gabrielle.
Clarissa Drummond Moreira, Assessora de Governança Regional Estratégica, destacou que, durante as oficinas, os participantes definiram objetivos claros e propuseram ações práticas, com responsáveis designados, visando alcançar as metas dos eixos prioritários. “O formato do workshop possibilitou a criação coletiva de soluções ajustadas às realidades locais, fortalecendo o protagonismo regional na transformação digital do SUS”, afirmou Clarissa.
Tanto a equipe técnica do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI) quanto a Assessoria de Governança Regional Estratégica (AGRE) da GRS Itabira esperam que, com a experiência do workshop, os municípios adotem um planejamento contínuo para o avanço do SUS Digital, resultando na melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
Por: Flávio A. R. Samuel
Foto: Flávio A. R. Samuel
