A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, na segunda-feira (18/11), uma capacitação para implementação do proBPMS (Business Process Management System), novo sistema de solicitação de imunobiológicos especiais em Minas Gerais. O encontro reuniu profissionais de imunização dos municípios da macrorregião e teve como foco aprimorar o fluxo de trabalho e fortalecer os processos relacionados aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Os imunobiológicos especiais são produtos de alta tecnologia, destinados a pacientes com condições clínicas específicas, como imunodeficiências, câncer, pós-transplante, cardiopatias e hepatopatias crônicas, doenças neurológicas incapacitantes, trissomias e diabetes, entre outras situações que demandam cuidados diferenciados.
O treinamento foi conduzido pela referência técnica do proBPMS do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Alan Bessa, que apresentou o funcionamento do sistema, que está sendo implantado gradualmente em Minas Gerais e, agora, passa a integrar a rotina dos municípios da SRS Diamantina. A iniciativa é resultado do trabalho do Laboratório de Inovação de Governo (LAB.mg), em parceria com os CRIE.
Para Alan Bessa, a capacitação foi fundamental para qualificar o uso da plataforma. “Esse avanço beneficia diretamente a população ao melhorar a qualidade do atendimento e garantir que as imunizações cheguem de forma mais ágil e organizada a quem precisa”, destacou.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Diamantina, Carolina Di Pietro Carvalho, ressaltou que agora os municípios da Regional passam a integrar o grupo de municípios que já utilizam o proBPMS. “Entre os 853 municípios mineiros, 702 já adotam o sistema. A partir de agora, todas as solicitações de imunobiológicos especiais serão feitas exclusivamente pela nova plataforma”, afirmou.
A programação incluiu também uma revisão sobre Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI), conduzida pela referência técnica Roberta Barros, que reforçou a importância da vigilância e da segurança das vacinas.
Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), o proBPMS é reconhecido nacionalmente por modernizar processos e ampliar a eficiência no acesso aos imunobiológicos especiais. “Com o novo sistema a nossa expectativa é de mais agilidade nas solicitações e maior transparência no acompanhamento das demandas em nosso território”, conclui Carolina.
Por Ricardo Maciel
Foto: Carolina Di Pietro Carvalho
