Capacitação sobre Vigilância Sanitária reúne técnicos em Varginha

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL – Campus Varginha) foi palco, no dia 17/11, do evento “Sensibilização em Gestão, Recursos e Legalidade na VISA”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas (CISLAV), por meio da equipe do VISA-CIS, que compõe o Consórcio e realiza inspeções sanitárias no território. O encontro teve como objetivo capacitar e alinhar com gestores e coordenadores sobre os desafios e as diretrizes da Vigilância Sanitária (VISA). A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha foi apoiadora do evento.

A participação de Luciana Pereira, coordenadora da Vigilância Sanitária da SRS reforçou a relevância do diálogo e da integração entre as instituições para o sucesso das ações sanitárias na macrorregião. “Esse evento compõe os indicadores previstos no plano de trabalho do VISA-CIS e reforça um ponto essencial: a Vigilância Sanitária não atua sozinha. Para garantir ações eficazes, é fundamental o comprometimento das equipes municipais, regionais e estaduais”, frisou Luciana.

O conteúdo programático contou com a condução de autoridades sanitárias da SRS Varginha, como Aline Ribeiro Soares, que trouxe o tema  “Contexto Legal e Papel Estratégico da VISA”, abordando a legislação vigente e a necessidade de um posicionamento estratégico e proativo para garantir a proteção da saúde pública. Complementando a discussão legal, Demétrio Junqueira Figueiredo, também autoridade sanitária da SRS Varginha, detalhou a importância da legalidade nas ações de VISA. Ele enfatizou que o rigor na aplicação das normas é fundamental não apenas para a fiscalização, mas para dar sustentação jurídica a todos os processos e intervenções sanitárias.

Outros temas essenciais para o fortalecimento do setor também foram apresentados. Ana Maria Bortoni, advogada e referência técnica em Normas Técnicas e Regulamentos de VISA, no VISA-CIS, palestrou sobre o “Papel do Gestor e do Coordenador na VISA”, focando nas responsabilidades administrativas e técnicas das lideranças. Já a dimensão financeira foi explorada por Nara Alvarenga, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal de Varginha, que em sua fala sobre “Recursos Financeiros na Vigilância Sanitária” compartilhou estratégias para otimizar e buscar investimentos essenciais para a execução contínua das atividades municipais de vigilância. O evento contribuiu efetivamente para o aprimoramento técnico e legal das equipes, reforçando o compromisso das entidades envolvidas com a segurança sanitária da população.

Por Tânia Corrêa – SRS Varginha

Foto: Tânia Corrêa – SRS Varginha

Rolar para cima