A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Imunização (DVDTI/SES-MG), realizou no dia 11/11, uma oficina de capacitação para as referências técnicas municipais sobre o proBPMS (Business Process Management System), uma nova ferramenta digital implementada em parceria com os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e o Laboratório de Inovação de Governo (LAB.mg). O evento foi realizado no miniauditório da FUNCESI, em Itabira, e contou com a presença de profissionais de saúde, que atuam na imunização em diversos municípios da região.
Situação atual e o novo fluxo operacional
De acordo com a referência técnica em Imunização da GRS Itabira, Marcella Cristina Silva Braga atualmente, os PSF/UBS (Programas de Saúde da Família/Unidades Básicas de Saúde) montam os processos do CRIE e os enviam para a rede de frio municipal ou diretamente para a Secretaria Municipal de Saúde, que os encaminha para a GRS Itabira. “A Regional de Saúde analisa alguns desses processos, deferindo-os ou devolvendo-os aos municípios, enquanto outros são enviados para o Centro de Imunobiológicos Especiais em Belo Horizonte”, ponderou Marcella.
Com a implantação do proBPMS, os municípios passarão a registrar suas solicitações diretamente na plataforma, o que trará uma mudança significativa no fluxo operacional. Agora, os CRIE Macrorregionais terão condições de avaliar e emitir pareceres técnicos de forma mais ágil e padronizada. Esse novo processo digital representa um ganho substancial na qualidade do serviço prestado à população que depende desses imunobiológicos.
Vantagens e impacto do novo sistema
O sistema proBPMS vai otimizar o processo de solicitação de vacinas, eliminando a necessidade de envio de processos impressos para a GRS Itabira. Marcella Cristina Silva Braga, referência técnica em Imunização da GRS Itabira, explicou que a plataforma permitirá a inserção de processos de solicitação diretamente online. “Isso significa que a regional não receberá mais processos físicos para a solicitação de vacinas do CRIE”, afirmou Marcella.
A equipe técnica da Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Imunização (DVDTI/SES-MG), presente na reunião, destacou que o sistema não só acelera o processo, mas também promove maior transparência e segurança nas análises e no acompanhamento das demandas. Após a análise e emissão dos pareceres, os memorandos correspondentes serão impressos pelas regionais para fins de faturamento e envio das vacinas deferidas aos municípios.
Durante a oficina foi repassado aos profissionais dos municípios a importância da implementação do proBPMS, que representa a modernização e digitalização dos processos relacionados às solicitações de imunobiológicos especiais em Minas Gerais. Além de eliminar a burocracia, o novo sistema proporciona mais agilidade e eficiência na liberação das vacinas, garantindo que as demandas sejam atendidas de forma mais eficaz.
Transformação digital no SUS
Com a digitalização desses processos, o proBPMS visa melhorar significativamente a gestão de vacinas especiais, que antes passavam por um processo burocrático e podiam levar até seis meses para a efetivação da vacinação. Testado em um projeto piloto com 455 municípios, o sistema agora já está em operação em 13 regionais e nove macrorregionais, com a expectativa de ampliar a cobertura vacinal e reduzir o abandono ao esquema de vacinação.
Por: Flávio A. R. Samuel
Fotos: Arquivo Imunização/GRS Itabira
