O projeto transitório Filhos de Minas, lançado em fevereiro deste ano pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo incentivar a adesão das gestantes ao acompanhamento pré-natal na rede de Atenção Primária à Saúde e manter o calendário vacinal em dia.
Uma das ações prevê a distribuição de kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social, contendo itens essenciais para o conforto e proteção do bebê, como bolsa, cobertor, macacões curtos, macacões longos, bodies, culotes, casaquinho com capuz, kits de meias e toalha com capuz. Na sexta-feira, 7/11, ocorreu a primeira entrega de enxovais para recém-nascidos do Programa para às mães e gestantes do município de Ipuiúna.
A referência técnica da Saúde da Mulher da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, Luciana Silveira, esteve presente na solenidade. ”Por meio da entrega do kit enxoval, busca-se oferecer itens essenciais para o recém-nascido, reduzindo custos para famílias em situação de vulnerabilidade, além de estimular a continuidade do cuidado na Atenção Primária, envolvendo a gestante e sua família” , explicou.
Para a secretária de Saúde de Ipuiuna, Suelen Cristina, o programa promove o cuidado integral à gestante, ao bebê e à família, fortalecendo o acompanhamento desde o pré-natal até o pós-parto. “Com isso, busca-se reduzir a mortalidade materna e infantil e ampliar o acesso e a qualidade da assistência nas Unidades Básicas de Saúde”, pontuou.

Filhos de Minas
Em 2025, serão distribuídos 38.760 kits para gestantes e mães de todo o estado, com um investimento de R$12,5 milhões do Governo de Minas. Esses itens serão entregues a gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família que realizarem pelo menos cinco consultas pré-natais em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até a 28ª semana, ou ao menos sete consultas ao longo da gestação, além de estarem com a vacinação em dia.
O programa se insere no esforço estadual de prevenção de óbitos evitáveis, reduzindo a mortalidade materna e infantil. Até 2027, a meta da SES-MG é reduzir a mortalidade materna passando de 40 para 30 a cada 100 mil nascidos vivos. No mesmo período, outra meta é reduzir a mortalidade infantil de 11,4 para 9,9 a cada mil nascidos vivos. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Ipuiuna
Por: Otávio Coutinho
Fotos: Otávio Coutinho
