Na quarta-feira, 5/11, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, reuniu profissionais de Atenção Primária à Saúde da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul no Centro de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias de qualificação do cuidado na perspectiva dos novos parâmetros de cofinanciamento federal, instituídos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº 3.493/2024.
Durante a programação foram apresentados os componentes de Equidade, Vínculo e Qualidade, que orientam a distribuição de recursos e avaliação de profissionais. São considerados fatores como vulnerabilidade social, porte populacional e desempenho em indicadores de saúde, especialmente os voltados para gestantes, crianças, pessoas idosas e portadoras de doenças crônicas. Os participantes discutiram práticas exitosas no desenvolvimento infantil, pré-natal e puerpério, os cuidados da pessoa com hipertensão e diabetes, a prevenção do câncer, a saúde bucal da população e a atenção à pessoa idosa, reforçando o papel estratégico das equipes multiprofissionais (eMulti) e a importância do equilíbrio entre a demanda programada e a espontânea.
A referência técnica em Atenção Primária à Saúde da SRS Uberaba, Viviane Pereira, destaca o encontro como “um momento fundamental de alinhamento de práticas e fortalecimento do compromisso das equipes com a qualidade da saúde”. Segundo ela, a Atenção Primária é o coração do SUS, e compreender seus novos componentes é essencial para garantir que o cuidado chegue a quem mais precisa, com eficiência e humanidade. A referência técnica em Saúde Bucal da SRS Uberaba, Sheila Oliveira, afirma que “a equipe regional deseja, não somente uma melhor qualificação dos profissionais para os indicadores de financiamento do Ministério da Saúde, mas também a sensibilização de que Atenção Primária à Saúde (APS), é formada por uma equipe multiprofissional, que deve ter um comprometimento coletivo com o cuidado integral da saúde”.

A superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, reforçou a importância da Atenção Primária à Saúde como eixo estruturante do sistema único de saúde (SUS). Segundo ela, “a atenção primária é a ordenadora do cuidado e responsável, estrategicamente, pelo vínculo da população com o SUS”. Ainda de acordo com Ana Maria, promover ações para cumprimento dos indicadores, a partir de um planejamento, significa obter resultados que impactam na saúde das pessoas. “A superintendência tem a função de capacitar, sanar dúvidas, demonstrar experiências exitosas e analisar os resultados alcançados, traçando estratégias de melhorias quando necessário.
A macrorregião de Saúde Triângulo do Sul tem 80% de cobertura de Atenção Primária à Saúde e apoia tecnicamente seus municípios na melhoria contínua dos serviços prestados à população, conforme as diretrizes do SUS nos territórios.
Por Sara Braga
Fotos: Sara Braga
