GRS de Januária, Fiocruz e UFMG realizam primeira capacitação regional em Manejo Clínico da Doença de Chagas

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária promoveu, nos dias 29 e 30/10, a 1° Capacitação Regional em Manejo Clínico da Doença de Chagas para a Atenção Primária em Saúde (APS), em parceria com o Instituto René Rachou (Fiocruz-Minas) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo do evento foi capacitar médicos e enfermeiros da APS dos municípios para diagnóstico, tratamento, manejo clínico e acompanhamento das pessoas com doenças de Chagas, além de fortalecer os fluxos de vigilância, contribuindo para a melhoria da atenção integral e da resposta em saúde da região. 

Durante os dois dias de capacitação, os profissionais atualizaram seus conhecimentos sobre o panorama epidemiológico e a vigilância entomológica da doença de Chagas, os fluxos das ações locais de vigilância, o diagnóstico e tratamento do paciente, os processos de solicitação de medicamentos, o suporte da Teleconsultoria, e ainda participaram de estudos de casos clínicos com o apoio dos instrutores.

Segundo Lorenza Dezanet, professora da UFMG e pesquisadora da Fiocruz Minas, “o treinamento proporcionou conhecimentos técnicos para que médicos e enfermeiros possam assumir o manejo da doença de Chagas conforme as recomendações do Ministério da Saúde (MS)”, enfatizou.

Para Emmanuel Rodrigues, referência técnica em doença de Chagas da GRS de Januária, “a atualização foi muito importante, porque quanto mais capacitados os profissionais estiverem, melhor será o cuidado com os pacientes e o enfrentamento da Doença de Chagas na nossa região”.

Nicácio Diego Rocha, médico da APS no município de Januária, destacou que “a atualização sobre a doença de Chagas é muito importante para a região, e o evento contou com uma programação completa e instituições de grande credibilidade.”

O treinamento reforçou o compromisso da GRS de Januária e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em qualificar continuamente os profissionais da APS, garantindo um atendimento mais acolhedor e resolutivo às pessoas com doença de Chagas. A iniciativa também aproximou as áreas de ensino, pesquisa e serviços de saúde, fortalecendo o enfrentamento da doença nos 25 municípios que fazem parte da área de abrangência da Regional de Saúde de Januária.

Por: GRS Januária

Foto: GRS Januária

Rolar para cima