Vacinação de crianças e adolescentes movimenta 33 dos 37 municípios da Região de Saúde
No sábado, 18/10, a Região de Saúde que faz parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora participou das ações do Dia D de Multivacinação, dia de grande engajamento junto às comunidades, trazendo vários tipos de vacinas. Ao todo foram 33 municípios que aderiram ao calendário vacinal, atendendo crianças e adolescentes. Outras atividades ocorreram ao mesmo tempo nos municípios, como palestras, atualização do cartão de vacina de outros públicos, lanche, recreação, entre outras atividades.
Um dado chama a atenção: 50% das crianças não completam as doses necessárias das vacinas. Isso quer dizer que o sistema imunológico deles ainda não recebeu as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O que tende a colocar as crianças e outras pessoas em risco, como os que não podem se vacinar. A falta das vacinas, o atraso em vacinar, ou esquemas vacinais incompletos, podem fazer com que doenças já controladas voltem a se manifestar nas comunidades.
Para a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Juiz de Fora, Liliane de Souza Vieira, o dia D estimula a população a procurar os serviços de saúde, o que facilita o acesso à vacinação e promove a proteção coletiva. Aliado ao imunizante, o combate às notícias falsas (fake news) e à desinformação compõem outra estratégia de aumento da adesão. “A segurança nas fontes oficiais é fundamental, pois trazem as informações com dados corretos, claros e baseados em evidências científicas”, aponta a técnica.
Vacina e informação
O município de Goianá aproveitou o Dia D e estendeu a mobilização para outra temática de educação em saúde: a saúde da mulher, aproveitando o momento da campanha Outubro Rosa. O dia começou com uma caminhada de conscientização que contou com pessoas vestidas com camisas rosa ou branca. Depois um lanche na praça e, em seguida, uma roda de conversa sobre saúde mental da mulher, alimentação saudável e autoexame das mamas.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Goianá, Yule Caroline Nunes da Costa, fala da importância da criatividade para estar mais perto da população. Para ela, promover a saúde passa por ideias novas. “Na roda de conversa fomentamos a educação popular em saúde, fazendo perguntas e respostas, estimulando a prevenção, o conhecimento e a importância do auto exame das mamas.”, conclui.

Vacina e recreação
O município de Coronel Pacheco promoveu uma série de atividades de esporte e lazer voltadas para crianças e adolescentes. Atividades lúdicas como partidas de futsal, vôlei, roda de capoeira, fanfarra, pula-pula, pipoca etc, com estande de vacinação e pesagem. Um dia de lazer e conscientização da importância da vacinação e do cuidado com a saúde.
A campanha de multivacinação continua até o final de outubro (31/10). Caso esteja em dúvida sobre o que falta para seu filho manter-se seguro, vá até uma UBS de sua cidade com o cartão de vacina.
Mais informações em https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas/
Por: Benjamim Jr
Fotos: Benjamim Jr
