Rota Saúde em Pauta realiza última etapa em Coronel Fabriciano

Projeto teve início em setembro de 2024 e já está gerando frutos

Criar planos de comunicação social adaptados a cada região, com o objetivo de estreitar o contato com a imprensa local, analisar as realidades de cada território e construir uma comunicação mais assertiva e alinhada às necessidades dos cidadãos – este é um dos principais objetivos de um projeto que busca fortalecer a comunicação institucional e a mobilização social na saúde em todo o estado.

Iniciado em setembro de 2024, o Projeto Rota Saúde em Pauta realizou sua última etapa no início de outubro, na região do Vale do Aço. A equipe de Comunicação Regionalizada e Mobilização Social do Nível Central, esteve presente em todas as regiões do estado, abarcando as 28 Unidades Regionais de Saúde no projeto. A ação integra o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e foi conduzida pela Assessoria de Comunicação e Mobilização Social.

Durante a execução das ações, foram realizados encontros com a imprensa local,  oficinas com as áreas técnicas e com referências de comunicação das Unidades Regionais de Saúde (URS), além de media training com os dirigentes, de forma a qualificá-los para conceder entrevistas à imprensa.  Relembre as etapas na galeria de fotos abaixo:

Como resultado, foram elaborados planos de ação, comunicação, e mobilização bienal para cada URS, respeitando as realidades e particularidades de cada Regional. Alguns já vêm sendo executados e monitorados. Também foi implantado um novo canal de comunicação da SES-MG com a imprensa, a comunidade Saúde em Pauta. Nela, cada URS tem um grupo de mensagens com a imprensa local, aumentando a agilidade no envio de informações tanto do Nível Central quanto das Regionais para os jornalistas. Ao todo, nos 28 grupos criados, já estão cadastrados cerca de 250 veículos de comunicação do interior. 

Para Antônio Cotta, chefe da Assessoria de Comunicação da SES-MG, o projeto “foi um divisor de águas, pois proporcionou momentos de trocas com os veículos de imprensa, que puderam compreender mais a fundo a complexidade do SUS e dos processos da SES-MG, além de aproximar as áreas técnicas do trabalho da comunicação”, afirmou Cotta. Segundo ele, a elaboração dos planos de comunicação das regionais é essencial para o monitoramento das ações realizadas pelas referências de Comunicação das 28 URS.  O projeto é uma das entregas da Assessoria de Comunicação Social pactuada no Planejamento Estratégia da SES-MG.

Última Etapa

Nos dias 6 e 7/10 as Unidades Regionais de Coronel Fabriciano, Itabira e Governador Valadares se reuniram em Coronel Fabriciano, região do Vale do Aço, no Leste mineiro, para realizar a última edição do projeto Rota Saúde em Pauta. A atividade, ocorrida no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, reuniu cerca de 20 profissionais das coordenadorias de Gestão, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Comunicação, Redes de Atenção à Saúde e Regionalização.

André Luiz Custódio, Superintendente da SRS Coronel Fabriciano, afirmou que o encontro foi fundamental para debater melhorias na comunicação da Regional e para expor as qualidades do setor. “Evento de extrema importância para podermos, além de trocar experiências, alinhar as ações de comunicação, atuando de forma mais assertiva e adequada às necessidades locais”, ressaltou.

A programação da oficina incluiu atividades teóricas e práticas voltadas ao fortalecimento do relacionamento das unidades regionais com a imprensa local e regional. Também foram abordadas estratégias para dar maior visibilidade às políticas públicas de saúde executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Na parte final dos encontros, as equipes de cada regional elaboraram planos de comunicação e mobilização em saúde que serão implementados no biênio 2025-2026.

Saúde e Prosa

Durante o evento, foi promovido o “Cafezim Saúde e Prosa”, momento em que jornalistas convidados puderam conhecer, em um ambiente descontraído, detalhes sobre políticas públicas executadas pela SES-MG nas áreas de gestão, imunização e regulação do acesso aos serviços de saúde.

Stella Dutra, repórter da Rádio Jovem Pan Vale do Aço, afirmou que o evento foi de grandiosa relevância para a imprensa. “Foi muito esclarecedor ver todos os dados e a gente também teve uma fonte muito preciosa de pauta”, disse a repórter. “Saí de lá com a cabeça cheia de ideias do que eu poderia fazer, de como eu poderia fazer o meu papel de jornalista dentro da rádio e divulgar para a população tenha acesso à informação”, destacou.

Por Ricarda Caiafa e Gabriel Barroso / Estagiário sob supervisão

Rolar para cima