Atividades foram realizadas no decorrer de setembro e no Dia Mundial do Coração, para informar e orientar quanto à prevenção e sinais de risco
No Setembro Vermelho, mês de conscientização sobre doenças cardiovasculares, e no Dia Mundial do Coração, em 29/9, municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveram ações para orientar a população sobre prevenção, fatores de risco e cuidados com a saúde do coração.
Para a referência técnica em cardiologia da SRS Passos, Gisele Graziella de Paula Silva, “a campanha é um momento importante de mobilização tanto da população quanto dos serviços de saúde”. “A responsabilidade compartilhada entre ambos é essencial, já que todos são agentes ativos na prevenção das doenças cardiovasculares”, disse.
Referência técnica em APS da SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado destaca os hábitos de vida como fatores determinantes para as doenças cardiovasculares. “Entre as causas de morbimortalidade por doenças cardiovasculares estão os maus hábitos de vida, em especial a falta de alimentação saudável e a falta de atividades físicas”, disse Gilmar. “Por isso, a APS possui papel de destaque nas ações de promoção da saúde, prevenção das patologias e no tratamento e reabilitação para aquelas pessoas já acometidas com os agravos”, afirmou.
Segundo ele, a APS atua “tanto no incentivo e realização de ações relacionadas à alimentação e atividade física, quanto no acompanhamento integral e longitudinal dos usuários com diagnóstico das patologias ligadas ao coração”.
Ações nos municípios
Em Pratápolis, a Secretaria Municipal de Saúde realizou treinamento de profissionais sobre primeiros socorros e divulgou vídeo com orientações à população. “Realizamos um treinamento para os profissionais de saúde sobre primeiros socorros para doenças cardiovasculares e, em 29/9, publicamos um vídeo sobre a importância do cuidado da saúde do coração”, disse a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS) do município, Camila Machado de Paula.
Doresópolis levou as atividades para o centro da cidade. “Foram realizadas orientações educativas, avaliação de sinais vitais e ações de sensibilização diretamente com os cidadãos abordados no centro da cidade, em frente ao Estádio Vieirão”, explicou o coordenador da APS, Lucas das Graças Carvalho.

Em Cássia, a ação “Coração em Movimento”, em parceria com uma instituição de promoção esportiva – Instituto Caminho Certo (ICC), envolveu atividades educativas. “Durante o evento, foi promovida uma gincana educativa e interativa, na qual os participantes estouraram balões contendo perguntas sobre o tema saúde do coração”, destacou o secretário municipal de Saúde, José Éliton Fernandes.
Delfinópolis, Claraval, Capetinga, Nova Resende, Itamogi e Piumhi também realizaram atividades voltadas para usuários das unidades básicas de saúde, em especial hipertensos, diabéticos, obesos e idosos.
Dados
Segundo a nota técnica nº 9/2025 da Coordenação de Gestão de Cuidados Intensivos Hospitalares (CGCIH), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. Em 2016, estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram em decorrência dessas enfermidades.
No Brasil, a taxa de óbitos por doenças cardiovasculares vem crescendo, sobretudo acima dos 50 anos. Em Minas Gerais, em 2023, 23,9% das mortes foram por doenças do aparelho circulatório, conforme o Portal da Vigilância em Saúde de Minas Gerais.
Os principais fatores de risco podem ser modificados para prevenir as doenças cardiovasculares: parar de fumar, reduzir o consumo de álcool e sal, aumentar a ingestão de frutas e verduras e manter a prática regular de atividades físicas.
Por Enio Modesto
Foto 1: Palestra para usuários da UBS em Nova Resende – Crédito: SMS Nova Resende
Foto 2: Médica ministrando treinamento sobre primeiros socorros cardíacos – Crédito: SMS Pratápolis