Assim como nos anos anteriores, tendo como estimativa alcançar público superior a 336,9 mil pessoas residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte, começa segunda-feira, 6/10, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, visando elevar as coberturas vacinais e, com isso, evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis.
“Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), diversas estratégias foram implementadas para reduzir a mortalidade infantil e ampliar a expectativa de vida da população. Apesar dos resultados, doenças como a poliomielite e o sarampo ainda são endêmicas em outros países, o que reforça a necessidade de manter elevadas coberturas vacinais em todo o território nacional”, alerta o Ministério da Saúde.
Embora a estratégia para atualização de cadernetas esteja centrada em crianças e adolescentes, a Campanha constitui oportunidade para a vacinação contra a febre amarela, o sarampo e o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), causador de verrugas genitais e alguns tipos de câncer.
Em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, com exceção da vacina BCG (contra a tuberculose), as coberturas vacinais de outros imunizantes estão abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Diante dessa realidade, as secretarias de saúde devem adotar estratégias para avaliar e atualizar os cartões de vacina de crianças e adolescentes. Aliado a isso, é importante que os pais ou responsáveis se conscientizem da importância da atualização dos cartões de vacinação e, com isso, evitem o adoecimento, o agravamento de situações de saúde e até mesmo o risco de óbito por doenças que podem ser prevenidas por vacinas”, ressalta a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Além da BCG, até o dia 31/10 estarão disponíveis 16 diferentes tipos de vacinas: contra a febre amarela; Tríplice Viral; Hepatite A; Hepatite B; Poliomielite inativada; DTP; Pentavalente; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; Varicela; Meningocócica C; Tetra Viral; HPV; Covid-19 e dengue (para os municípios de Montes Claros, Claro dos Poções, Itacambira, Juramento, Glaucilândia e Mirabela).
Dia D
Para 18/10 está marcado o “Dia D” de mobilização para a Campanha Nacional de Multivacinação. Porém, para alcançar um público estimado em mais de 219,8 mil crianças e adolescentes residentes em 54 municípios, a referência técnica em imunização da SRS, Mônica de Lourdes Rochido, recomenda que os municípios realizem busca ativa por meio da atenção primária à saúde; mapeamento de locais estratégicos (escolas, igrejas, centros esportivos), áreas de risco e bolsões suscetíveis; além do estabelecimento de parcerias locais.
Também é recomendada a realização de estratégias de vacinação fora das unidades de saúde, com a utilização de vacimóveis (veículos adaptados). Também é recomendado o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o dia e parte da noite.
O aproveitamento de oportunidades como consultas ou outros atendimentos nas unidades de saúde possibilita a verificação da situação vacinal de crianças e adolescentes e as equipes de saúde também devem reconhecer a população em situação de vulnerabilidade, entre eles migrantes, itinerantes, pessoas em situação de rua, em privação de liberdade, quilombolas, entre outros.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros