Profissionais da Macrorregião de Saúde Sul concluem a 14ª turma do EpiSUS Fundamental no estado

A Macrorregião de Saúde Sul, que abrange os 50 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, acaba de alcançar um marco importante na formação em saúde pública: a conclusão da 14ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde – EpiSUS Fundamental. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pela Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-MG), capacitou 24 profissionais do SUS que atuam na linha de frente da Vigilância em Saúde e nas Redes de Atenção. A formação foi direcionada a profissionais que desenvolvem atividades de coleta de dados para vigilância, monitoramento, análise e resposta.

O EpiSUS Fundamental é o primeiro nível de um programa nacional de formação em epidemiologia aplicada. Seu modelo descentralizado permite que os profissionais permaneçam em seus postos de trabalho, desenvolvendo produtos voltados para os interesses locais da vigilância em saúde. O curso teve sua programação distribuída em três oficinas presenciais e atividades de campo supervisionadas por tutores, ao longo de três meses de duração. Participaram desta turma profissionais de 14 municípios da região.

Oficina

 Na primeira oficina, realizada entre 30/6 e 4/7, os participantes aprofundaram o entendimento sobre o ciclo da vigilância em saúde pública, processos de notificação, coleta, análise e interpretação de dados, além de comunicação e resposta aos achados. Já na segunda oficina, entre 4 e 8/8, os treinandos desenvolveram relatórios de investigação de casos ou surtos, aprofundaram análises iniciadas na primeira etapa e aplicaram o Diagrama de Ishikawa – ferramenta visual para identificar, organizar e analisar as causas potenciais de um problema específico. Na terceira oficina, realizada entre 16 e 18/9, foram apresentados os produtos desenvolvidos durante o curso, encerrando oficialmente a formação com a entrega de kits oferecidos pela SES-MG.

De acordo com Monique Borsato Silva Filardi, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Varginha e docente da turma, “o curso prepara profissionais para identificar surtos, investigar casos e responder de forma rápida e eficaz às emergências de saúde pública, sendo importante para o fortalecimento da vigilância epidemiológica no território”. Além de capacitar os profissionais em quatro domínios de competência — Vigilância em Saúde Pública, Métodos Epidemiológicos, Investigação de Campo e Comunicação Científica — o curso busca a qualidade dos dados de vigilância, da tomada de decisão baseada em evidências e da resposta a eventos de saúde pública.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da SRS Varginha e apoiadora educacional, Luciana Pereira, ofereceu suporte pedagógico à turma ao longo das oficinas. Para ela, “a Macrorregião passa agora a contar com uma rede ainda mais fortalecida de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da vigilância em saúde, promovendo ações eficazes e integradas no território”.

A visão do aluno

A egressa Paula Cristina Ribeiro Gomes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Varginha, considerou que a participação no curso EpiSUS Fundamental despertou ainda mais a importância da Vigilância Epidemiológica no planejamento e implementação de ações de saúde assertivas e bem embasadas. “Tenho certeza de que estou melhor preparada para desenvolver um trabalho que irá impactar positivamente na saúde da população, contribuindo para o fortalecimento e qualidade do SUS”, destacou.

Por Tânia Corrêa

SRS Varginha

Créditos das fotos: SRS Varginha

Rolar para cima