Regional de Juiz de Fora promove 1ª reunião da CIES do território 

Encontros ocorrem em todo o estado e marcam o aperfeiçoamento dos serviços de saúde do SUS

Na tarde de quinta-feira, 18/9, o auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, sediou reunião estratégica sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES) da Regional de Juiz de Fora. O evento, ocorrido de forma híbrida – com participantes presentes e outros acompanhando por vídeo-chamada –, compõe o trabalho da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES), que discute avanços e desafios das Regiões de saúde do estado de Minas Gerais. A abrangência da Regional de Juiz de Fora é de 37 municípios. 

Essas comissões constituem um espaço institucionalizado de diálogo e pactuação entre os diferentes atores envolvidos na saúde e na formação de profissionais.  A CIES é uma instância intersetorial e interinstitucional que promove a articulação entre Gestão, Ensino, Serviço e Comunidade.

É por meio das CIES Regionais – isto é, de cada uma das 28 unidades regionais de saúde do estado de Minas Gerais –  e a Estadual – a central, que consolida as políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (GTES) – que são conduzidos os Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde –  os PEGTES.

Os Planos de cada uma das unidades Regionais de Saúde, assim que criados, vão ser reportados para a consolidação de um Plano Estadual, pela CIES Estadual no ano de 2027. A CIES Estadual e Regional são responsáveis, além disso, por acompanhar e apoiar a execução das ações das ações regionais para a implementação do PEGTES atual (2023-2027). Sendo as reuniões, como essa da Regional de Juiz de Fora, essenciais para o andamento dos trabalhos do plano.   

Capacitação e retorno à comunidade

Segundo Emerson Vinicius Barroso da Silva, assessor técnico da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Humano da SES-MG, gestores, instituições de ensino, trabalhadores e o controle social, atendem a composição das cadeiras das reuniões, conforme a Deliberação CIB-SUS nº 4.990, de 2024. Ainda segundo o assessor, as reuniões compõem “um processo contínuo e de aprendizagem, contido na reflexão da prática e na troca de saberes, fortalecendo a qualidade do atendimento e o desenvolvimento do SUS”.

O resultado destas interações, além de outros, é o alinhamento das instituições de ensino às necessidades reais dos serviços de saúde, assim como a contribuição dos trabalhadores representados com suas demandas e experiências. A partir desses alinhamentos, acontecem as capacitações. “Elas podem ser planejadas para acontecer nos próprios serviços, garantindo que a educação permanente esteja integrada ao cotidiano e não restrita à teoria”, conclui o assessor técnico.  

O cidadão mineiro se beneficia de diversas maneiras, embora isso nem sempre seja perceptível de imediato. Entre os principais impactos estão: a maior capacitação dos profissionais da saúde, a redução das desigualdades regionais –  já que permite que as áreas com carência de capacitação recebam apoio –, maior eficiência no uso de recursos públicos e melhora da qualidade de vida e o ambiente de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores do SUS.

O Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde atualmente vigente, contempla 29 ações estratégicas para serem executadas em todo o estado até o ano de 2027, conforme a Deliberação CIB-SUS nº 5.174, de 2025. A periodicidade das reuniões da CIES Estadual e Regionais são bimestrais. A próxima reunião da GTES da Regional de Juiz de Fora está marcada para novembro.   

Por: Benjamim Júnior  

Foto: Benjamim Júnior

Rolar para cima