SRS Passos reúne municípios em seminário sobre prevenção das arboviroses

Objetivo é reforçar planejamento das ações, integrar serviços e preparar a rede assistencial para o período de maior incidência de dengue

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realiza, na terça e quarta-feira, 16 e 17/9, o Seminário Macrorregional de Preparação ao Período Sazonal das Arboviroses 2025/2026. O encontro vai reunir gestores, técnicos e profissionais de saúde dos 27 municípios da região no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), a partir das 8h30.

Na programação do seminário, palestras com equipes técnicas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e da SRS Passos. Os temas a serem desenvolvidos vão desde o cenário epidemiológico estadual e macrorregional, planos de contingência municipais e vigilância epidemiológica até fluxo de medicamentos para arboviroses, critérios de utilização do UBV (ultra baixo volume) para os municípios e organização da rede de assistência à saúde.

O objetivo é reforçar o planejamento das ações, integrar os serviços e preparar a rede assistencial para o período de maior incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika, chikungunya, febre amarela, além da febre oropouche (transmitida pelo mosquito-pólvora ou maruim). A proposta é garantir respostas mais rápidas e efetivas diante dos desafios da próxima temporada.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Passos, Camila Ribeiro Correia Amano, o evento oferece atualização técnica em pontos estratégicos do enfrentamento, “considerando as especificidades da nossa macrorregião de Saúde e apresentando dados atualizados sobre cenários epidemiológicos e projeções para 2025”, disse. Ela destacou ainda que “esse seminário é uma oportunidade fundamental de qualificação técnica e atualização de conhecimentos, essenciais para o fortalecimento das ações de controle e prevenção das arboviroses na nossa região e fazem parte das atividades de preparação para o período sazonal 2025/2026”.

As arboviroses estão entre os maiores desafios de saúde pública em Minas Gerais. Somente neste ano, a região de Passos já registrou 2.148 casos confirmados de dengue e quatro mortes, conforme o Painel de Monitoramento de Casos da SES-MG. Embora todas as faixas etárias estejam suscetíveis, pessoas idosas e com doenças crônicas — como diabetes e hipertensão — têm maior risco de complicações graves.

Autoridades de saúde lembram que a maioria dos óbitos por dengue poderia ser evitada com assistência de qualidade e rede de serviços organizada. A conscientização da população também é apontada como fundamental: conhecer como o mosquito Aedes aegypti se reproduz e adotar medidas preventivas simples continua sendo a principal arma contra a doença.

O Seminário Macrorregional integra a 4ª etapa da Jornada Mineira de Arboviroses 2025, série de eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para fortalecer a vigilância, prevenção, controle e assistência em todo o estado. Além da dengue, o calendário também abrange chikungunya, zika, febre amarela e oropouche.

Por Enio Modesto

Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto

Rolar para cima