A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina completou, nesta sexta-feira, 12/9, 50 anos de atuação dedicada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Saúde Jequitinhonha.
A celebração do cinquentenário foi marcada por uma cerimônia comemorativa na sede da Regional, reunindo autoridades estaduais e municipais, servidores ativos e aposentados, além de profissionais de saúde. A programação incluiu depoimentos, homenagens, e apresentações culturais, que resgatam a trajetória histórica da instituição. Houve também o lançamento da cápsula do tempo, com uma carta que será aberta no Jubileu de 75 anos da Regional.
A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou a importância da data. “Celebrar 50 anos é reconhecer a dedicação de profissionais que atuam para garantir o acesso à saúde, mesmo diante dos desafios de um território extenso e com alta vulnerabilidade social”, afirmou.
Protagonismo
Ao longo de sua história, a SRS foi protagonista em ações estratégicas, como campanhas de vacinação, fortalecimento da atenção primária, apoio na implantação de serviços de média e alta complexidade, além do enfrentamento à pandemia de covid-19. A unidade também se destaca pelo trabalho em vigilância em saúde, qualificação da rede hospitalar e ações educativas voltadas à prevenção.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, destacou o papel da Superintendência para a região. “A cada um que fez parte dessa história, deixo o nosso reconhecimento. Estamos melhorando muito nos últimos anos com a implementação das novas políticas de saúde, e tenho orgulho de estar junto de vocês”.
Atuação
A Superintendência Regional de Saúde de Diamantina exerce um papel estratégico e fundamental no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha, composta por 31 municípios. Sua atuação vai além da gestão administrativa, sendo responsável por articular, implementar, monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde em consonância com as diretrizes do SUS, garantindo o acesso universal, igualitário e de qualidade aos serviços de saúde.
Por: SRS Diamantina
Foto: SRS Diamantina