No último dia 10/9, a Faculdade São Lourenço foi palco do 1º Seminário de Assistência Farmacêutica no SUS da Macrorregião de Saúde Sul, reunindo gestores, profissionais da saúde e autoridades para discutir os desafios e as oportunidades da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS Circuito das Águas, com apoio da Prefeitura de São Lourenço e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Um dos destaques do seminário foi a apresentação do Programa FarmaCIS, conduzida por Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente regional de Saúde de Varginha. O programa propõe uma gestão regionalizada dos medicamentos básicos por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, com foco na eficiência, universalização e integralidade do acesso. Entre os benefícios do Programa apontados pelo superintendente, estão a racionalização dos gastos públicos, com compras em maior escala e melhor poder de negociação; as boas práticas logísticas, evitando perdas por má distribuição ou armazenamento; a ampliação das Relações Municipais de Medicamentos (REMUME); e a possível redução da judicialização, ao garantir acesso regular aos medicamentos essenciais. Luiz Paulo reforçou que o acesso a medicamentos é um direito humano fundamental e que a gestão tecnológica em saúde é um pilar estratégico para garantir esse direito. “O acesso aos medicamentos é componente essencial da assistência terapêutica integral, sobretudo pelo atual cenário demográfico e epidemiológico brasileiro, com o envelhecimento populacional acelerado e consequente prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo da hipertensão e diabetes”. Ainda segundo o superintendente, este cenário pede cada vez mais a universalização do acesso, que é o objetivo desta ferramenta.
Flávia de Souza Granato, da Diretoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da SES-MG, em sua palestra abordou os desafios do custeio da assistência farmacêutica, destacando a necessidade de maior integração entre os entes federativos. Para trazer as tendências dos tribunais superiores e seus impactos na assistência farmacêutica, o evento contou com a participação do assessor da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Paulo Sérgio Mendes César, alertando para o crescimento das demandas judiciais e a importância de políticas públicas bem estruturadas para mitigar esse cenário.
Experiências municipais e práticas clínicas
O seminário também se destacou como um espaço para o intercâmbio de experiências entre diferentes realidades municipais. Kelly Cristina Gouvêa, coordenadora da Assistência Farmacêutica de Três Pontas, abordou os caminhos e obstáculos enfrentados na implantação das Comissões de Farmácia e Terapêutica, ressaltando sua importância estratégica na gestão de medicamentos. Já Felipe Tadeu Carvalho Santos, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, compartilhou evidências clínicas que demonstram os impactos positivos da implementação dos serviços farmacêuticos na atenção básica. Encerrando o painel, Rodrigo Faria da Silva, farmacêutico de Carmo de Minas, apresentou uma proposta inovadora de cuidado farmacêutico que extrapola os limites do consultório, promovendo uma atuação mais integrada e humanizada junto à comunidade.
Para Josimar Jorge dos Reis, secretário executivo do CIS Circuito das Águas, a expectativa é de que os debates e propostas apresentadas sirvam de base para políticas mais eficazes e humanizadas na área da saúde. “Fomos os pioneiros na realização do Seminário de Assistência Farmacêutica no SUS da Macrorregião de Saúde Sul, que buscou criar um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento da rede de assistência farmacêutica.” Segundo Josimar, contar com o apoio da SRS Varginha reafirma a parceria e demonstra a importância da união de esforços entre as diferentes esferas da gestão pública para o fortalecimento do SUS. “A participação dos profissionais e gestores da região no Seminário mostrou estarmos no caminho certo”, completou Josimar.
A SRS Varginha também esteve representada no evento por membros do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS, Patrícia das Graças Rodrigues Reis, Anna Cristina Rodrigues Silva Fávaro e Joice Aparecida Dionísio, além do Coordenador de Gestão e Finanças, Evanilton Antônio.
Por: Tânia Corrêa – Superintendência Regional de Saúde de Varginha
Foto: SRS Varginha