Na sexta-feira (15/8), o município de Uberaba, polo da Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, foi um dos escolhidos para sediar o anúncio nacional das novas diretrizes de rastreamento do câncer de colo do útero. A apresentação ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Sérgio Rodrigues Cordeiro Carneiro, conhecida como USF Beija-Flor, primeira a implantar o método na cidade.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que amplia o acesso a tecnologias inovadoras no cuidado à saúde da mulher. O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Marcos Simão de Souza, e a representante da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Thatiane Torres, marcaram presença neste início de implementação do novo modelo de exames no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Torres, “é um exame de ponta, incorporado ao SUS, para salvar vidas identificando precocemente o câncer e oferecendo tratamento adequado em tempo oportuno”.
A partir de agora, o tradicional Papanicolau será gradualmente substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, considerado mais eficaz pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já que identifica a presença do vírus HPV, principal causador do câncer de colo de útero, com maior precisão e rapidez. A coleta é semelhante à do exame citopatológico, mas os resultados permitem maior intervalo entre as análises: quando não há detecção do vírus, a nova diretriz estabelece que o próximo teste deve ser realizado após cinco anos. A faixa etária para rastreamento continua sendo de 25 a 60 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, até 2026, o teste de DNA-HPV estará disponível em todo o território nacional. Em Uberaba, já pode ser realizado a partir de segunda-feira (18/8) na USF Beija-Flor e na Unidade Matricial de Saúde (UMS) Volta Grande, com expansão gradual para todas as demais unidades de saúde do município.
A tecnologia, inicialmente ofertada a 12 estados brasileiros, é 100% nacional e detecta 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), identificando a presença do vírus no organismo antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais. Isso ocorre, inclusive, em mulheres assintomáticas, o que aumenta as chances de cura pelo tratamento precoce e pode também reduzir o tempo de espera por atendimento especializado.
Saúde aqui tem pressa – Cuidar na hora certa
O representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maurício de Oliveira, também presente no anúncio do programa, garante que a prevenção precoce é uma das diretrizes do programa mineiro Saúde Aqui Tem Pressa – Cuidar na Hora Certa, e que o novo protocolo de rastreamento vem de encontro a essa orientação. Segundo ele, “é um privilégio para nossa região, que Uberaba, juntamente com o município de Juiz de Fora, em Minas Gerais, façam parte dessa etapa piloto do programa do Ministério da Saúde”. Maurício explicou ainda que, nesta etapa inicial, as amostras coletadas pelas unidades municipais de Uberaba serão direcionadas para o Laboratório Macrorregional da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, que vai fazer o encaminhamento semanal aos laboratórios referenciados pelo Ministério da Saúde.
Por Sara Braga
Foto: Ministério da Saúde