O Centro Administrativo do Sul de Minas, que sedia a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, recebeu, em 12/8, uma importante reunião para debater e definir o fortalecimento da rede oftalmológica na região. O encontro, promovido pela SRS Varginha, reuniu gestores de saúde das microrregiões de Saúde de Três Corações, Três Pontas e Varginha, além de prestadores de serviço e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).
A reunião é resultado de um acordo feito na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro, que solicitou uma discussão para definir a abertura de novos serviços da oftalmologia na região. O principal objetivo foi buscar um consenso entre os municípios para habilitar ambulatórios especializados de oftalmologia de tipologia II, conforme Deliberação CIB SUS 4065.
Após produtivos debates, ficou definido que a habilitação dos serviços de oftalmologia de tipologia II será feita nos municípios de Varginha e Elói Mendes. Varginha será responsável por atender sua microrregião. Já Elói Mendes atenderá às microrregiões de Três Corações e Três Pontas.
Atualmente, todos os atendimentos oftalmológicos são realizados no município de Itanhandu, que participou da reunião. Foi decidido que Itanhandu continuará a prestar os serviços, mas na tipologia III, ou seja, na alta complexidade.
O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, conduziu a reunião. “A abertura de novos serviços, respeitando-se os parâmetros assistenciais definidos em norma, fortalece essa relevante rede assistencial, contribuindo para a garantia do acesso oportuno a essa importante especialidade médica, universalizando a assistência oftalmológica na Macrorregião de Saúde Sul”, afirmou o superintendente. A disponibilização destes novos serviços contribuirá para atendimento à possível demanda reprimida em oftalmologia no território.
A proposta com as novas definições será agora enviada para aprovação no Nível Central, visando melhorar e otimizar o atendimento oftalmológico para a população das microrregiões envolvidas.
Por Tânia Corrêa
Foto: SRS Varginha