Profissionais que atuam no controle de endemias e nos serviços de vigilância epidemiológica das microrregiões de São João do Paraíso e Taiobeiras, no Norte de Minas, concluíram, nos dias 25 de julho e 1º de agosto, respectivamente, a participação no segundo módulo do curso de Qualificação de Supervisores de Atividades do Controle Vetorial do Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
De acordo com Ronildo Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, o primeiro módulo da capacitação, realizado em 2022 e 2023, teve como foco a contextualização das arboviroses, o ciclo do vetor Aedes aegypti e os fundamentos da epidemiologia voltada para ações de campo.
“O segundo módulo aprofunda os aspectos operacionais e de gestão das atividades de controle vetorial, fundamentais para o enfrentamento das arboviroses em Minas Gerais”, destaca o técnico.
Durante cinco dias de capacitação, os profissionais dos municípios de São João do Paraíso, Indaiabira, Ninheira, Vargem Grande do Rio Pardo, Taiobeiras, Montezuma, Curral de Dentro, Berizal, Rio Pardo de Minas e Santo Antônio do Retiro participaram de aulas teóricas e práticas.
Os conteúdos abordaram temas como:
- Reconhecimento do território para ações em campo;
- Gestão dos processos de trabalho e dos recursos;
- Análise de dados para tomada de decisão;
- Comunicação com equipes e com a população;
- Uso de drones para identificação de criadouros do mosquito;
- Incorporação de novas tecnologias na eliminação de focos.
Na parte prática, os participantes foram atualizados sobre o uso de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) costal e veicular, aplicados na eliminação do Aedes aegypti tanto no ambiente externo quanto no interior das residências.

As atividades foram conduzidas pelas referências técnicas da SRS de Montes Claros, Ildenir Meireles Barbosa, Bartolomeu Teixeira Lopes e Antônio Alves Pereira
Ainda neste mês, a Superintendência pretende concluir o segundo módulo da capacitação na microrregião de Salinas, com a participação de profissionais dos municípios de Salinas, Rubelita, Fruta de Leite, Padre Carvalho e Santa Cruz de Salinas.
Segundo Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, a iniciativa da SES-MG busca fortalecer o trabalho das equipes municipais e regionais.
“A capacitação contribui para aumentar a eficiência das ações de controle do vetor, reduzindo os focos do Aedes aegypti e, consequentemente, os casos de arboviroses. Isso impacta diretamente na diminuição da demanda por atendimentos nos serviços de saúde, especialmente entre os meses de novembro e maio, período de maior incidência dessas doenças”, explica a gestora.
Por Pedro Ricardo
Fotos Ildenir Meireles