Amizade que inspira solidariedade: uma doação que fortalece laços

Ter alguém próximo que já passou pela experiência como doador de sangue faz toda a diferença para quem ainda não realizou uma doação

Ter um amigo é um presente valioso – tanto que o mês de julho celebra a amizade duas vezes: no dia 20, comemora-se o Dia do Amigo no Brasil, e em 30 de julho, o Dia Internacional da Amizade. Mais do que uma simples homenagem, essas datas nos lembram da importância de cultivar vínculos afetivos, que fazem bem à saúde física e emocional. E quando amizade e solidariedade andam juntas, o resultado é transformador.

No Hemocentro de Belo Horizonte, a amizade entre Débora Ribeiro e Ludmilla Fagundes rendeu não só boas conversas, mas também um gesto que salva vidas. Débora, que já foi doadora de sangue, hoje não pode mais doar. Mas isso não a impediu de continuar contribuindo com a causa: ela incentivou a amiga Ludmila a realizar sua primeira doação de sangue.

“Eu expliquei como funciona cada etapa da doação e fiz questão de vir junto para que ela se sentisse mais tranquila”, contou Débora. Com empatia, ela acompanhou a amiga até a unidade da Hemominas, demonstrando que a solidariedade também se expressa com apoio e presença.

Ludmilla admite que estava um pouco ansiosa, afinal, tudo era novidade para ela. Mas a experiência foi positiva, em vários sentidos. “A presença da Débora me ajudou a ficar calma. E os profissionais que me atenderam foram extremamente acolhedores. Foi muito mais tranquilo do que eu imaginava”.

A história das duas amigas mostra que doar sangue pode ser mais do que um ato solidário: pode ser também um momento de afeto e conexão. Trazer um amigo para doar junto fortalece ainda mais os laços que unem as pessoas.

Além disso, a iniciativa reforça um ponto essencial: muitas pessoas têm vontade de doar sangue, porém acabam adiando por insegurança ou desconhecimento. Ter alguém próximo que já passou pela experiência pode fazer toda a diferença.

A assessora de Captação de Doadores da Hemominas, Andreia Lessa, faz uma sugestão: “convide os amigos para juntos doarem sangue. Se você não pode doar, ainda pode compartilhar sua experiência e encorajar seus amigos e familiares a fazerem esse gesto tão importante que salva vidas”.

Neste mês, em que o comparecimento de doadores nas unidades diminui devido às baixas temperaturas, ao aumento das doenças respiratórias, além das viagens nas férias escolares, a Fundação Hemominas convida todos a celebrarem a amizade de forma generosa e significativa: venha doar sangue com um amigo. Além de salvar vidas, você pode tornar o momento mais leve, acolhedor e inesquecível.

Porque quando a amizade encontra a solidariedade, o bem se multiplica.

Dia do Amigo

A data do Dia do Amigo foi criada pelo professor e filósofo argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado pela chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969. Para ele, aquele momento simbolizava, além de uma conquista científica, a oportunidade de união entre os povos e o fortalecimento dos laços de amizade ao redor do mundo. Em 1979, o governo argentino oficializou a data, que passou a ser adotada em outros países, como Uruguai, Peru, México e, mais tarde, no Brasil.

Já o Dia Internacional da Amizade, em 30 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a cultura de paz, a solidariedade e a valorização das relações humanas.

Rolar para cima