A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu na quinta-feira, 17/7, a realização de reuniões com referências técnicas dos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Janaúba, Porteirinha, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, que possuem estabelecimentos privados de vacinação humana. A iniciativa, conduzida pelas coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, contou com a participação de autoridades sanitárias da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e teve o objetivo de alinhar ações visando o acompanhamento do trabalho executado por clínicas, drogarias e farmácias.
As reuniões com os municípios foram iniciadas no dia 10/7, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Atualmente o município possui 23 estabelecimentos privados de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e, neste ano, já contabilizaram a aplicação de 8.806 doses de vacinas no novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que “o trabalho conjunto da SES-MG com os municípios, no acompanhamento das vacinações realizadas em estabelecimentos privados de saúde, potencializa os esforços do estado e das secretarias de saúde com vistas ao aumento das coberturas vacinais. Além disso, se torna possível a definição de estratégias voltadas para o alcance de públicos específicos para atualização de cartões de vacina, de acordo com as necessidades identificadas nos sistemas de registro do Programa Nacional de Imunizações”.
Aa Lei 14.675, publicada em 2023, e a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 197 da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) estabelecem os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços privados de vacinação humana, destacando a obrigatoriedade do registro de informações referentes às vacinas administradas nos sistemas oficiais definidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo é garantir a rastreabilidade das vacinas aplicadas e a consolidação de dados nacionais de imunização.
Pedro Ricardo
Foto: SRS Montes Claros