O Público Alvo foram gestores municipais de saúde e médicos do Programa Mais Médicos
Na quarta-feira, 8/7, ocorreu na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, um Encontro de apoio integrado com gestores municipais e médicos do programa Mais Médicos. O objetivo foi apoiar a implementação e o fortalecimento das ações voltadas à Saúde da população negra e do Programa Mais Médicos, promovendo o diálogo com as gestões locais e suas equipes, identificando desafios e pactuando estratégias de qualificação da atenção primária à saúde.
O coordenador de Redes de Atenção à Saúde, Lucas Botazini, e a especialista em políticas de gestão à saúde, Cláudia Sales, ambos da SRS Pouso Alegre, apresentaram a Organização das Redes de Atenção à Saúde na microrregião de Saúde de Pouso Alegre. Segundo Cláudia, o programa Mais Médicos traz a oportunidade de levar médicos a municípios que antes tinham grande dificuldade na fixação desses profissionais. “O fortalecimento desse programa é uma oportunidade de garantir o acesso a médicos nas regiões mais vulneráveis da nossa região de saúde”, pontuou Cláudia.
Segundo o médico do município de Bueno Brandão, Guilherme Barreto, o encontro foi importante, pois permitiu a implementação e troca de informação entre gestores e profissionais para tirar dúvidas em relação ao atendimento e às novas leis de saúde. “Devemos considerar o âmbito sócio-econômico de todo o país em que a saúde é uma forma de acolher essa população”, disse Barreto. “Precisamos apoiar as gestões, unidades de saúde e cidades, pois certos tipos de doenças como doença hipertensiva e diabetes mellitus têm maior facilidade de acometimento e nosso propósito é melhorar a saúde da população em geral”, completou.
Foram debatidos no encontro o panorama do Programa Mais Médicos, que agora tem especialistas, com a apresentação do Edital Mais Especialistas, além da apresentação da Organização das Redes na Macrorregião. Foi abordado também a Inclusão de Metas e Ações nos Planos Municipais de Saúde. Foi realizada também uma oficina colaborativa com o tema “Repensando a Atuação da APS no Território e Metodologia Ativa”. Houve ainda momento para dúvidas e esclarecimentos com a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS).





Por Otávio Coutinho / Fotos Otávio Coutinho