Criado em 2024 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o projeto CIB Travessia tem como objetivo aproximar e fortalecer as relações entre as instâncias deliberativas da saúde pública estadual e os representantes dos municípios. Por meio da iniciativa, são realizadas visitas às Unidades Regionais de Saúde (URS) e reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Nos dias 3 e 4 de junho, a Regional de Saúde de Divinópolis recebeu a visita da equipe do projeto, integrando a rota da macrorregião Oeste.
Durante o encontro, a secretária executiva da CIB/SUS-MG, Cássia Aparecida Nogueira, apresentou o projeto aos gestores da macrorregião nas reuniões da CIB Micro/Macro. Ela destacou o regimento interno e o funcionamento das reuniões mensais, ressaltando que a CIB é o espaço onde ocorrem articulações, negociações, pactuações e deliberações entre o gestor estadual, representado pelo diretor, e os gestores municipais. Nessas reuniões, são discutidos aspectos operacionais e normativos das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.
“O projeto tem como objetivo central a apresentação do regimento interno das CIBs – aprovado por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.030, de 13 de novembro de 2019 – buscando o alinhamento e o fortalecimento das instâncias nos territórios. É necessário cumprir o regimento das CIBs para tornar o espaço mais resolutivo e fortalecido”, destacou a secretária.
A superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, enfatizou a importância das visitas às regionais, que permitem uma visão mais ampla do território e das articulações em nível regional.
“É um momento importante para esclarecer dúvidas sobre a operacionalização da CIB em âmbito regional, pois este é um espaço essencial para a articulação das políticas públicas de saúde”, frisou a superintendente.
Texto e foto: Willian Pacheco