Secretaria de Saúde apresenta balanço do primeiro quadrimestre de 2025

Encontro reuniu lideranças da SES-MG para alinhar estratégias e acompanhar o andamento dos projetos prioritários da pasta

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na sexta-feira (16/5), uma reunião de monitoramento das entregas do primeiro quadrimestre de 2025. O encontro ocorreu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e reuniu o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a secretária-adjunta, Poliana Lopes, subsecretários, referências técnicas e servidores de todas as áreas da pasta.

O objetivo foi apresentar os projetos já concluídos e alinhar estratégias para a conclusão das ações em andamento, fortalecendo a articulação entre as áreas e garantindo o cumprimento do planejamento estratégico da SES-MG.

Durante a abertura, o secretário Fábio Baccheretti destacou a importância do momento para a consolidação das metas da pasta. “Nosso foco agora deve ser a execução dos projetos em andamento. É fundamental mostrarmos que o planejamento estratégico faz sentido. Não sonhamos com o impossível, sonhamos com o possível – e sonhamos juntos, de forma coletiva”, afirmou.

O secretário também reforçou que o planejamento da SES-MG está estruturado em 16 objetivos estratégicos. “Tenho muito orgulho das conquistas até aqui, mas é essencial mantermos o ritmo. Precisamos seguir comprometidos com a visão que nos move: tornar real o SUS ideal – um SUS possível, que ofereça respostas concretas à população”, completou.

Entregas e próximos passos

Entre os projetos já finalizados, destacam-se: a implementação das diretrizes de governança do A-B-SES Dados; a atualização da grade de referência das doenças contempladas pelo Programa de Triagem Neonatal; e a definição tecnológica do projeto Farmácia Aqui Pertim.

Também foram apresentados os avanços de iniciativas em curso, como a adesão dos municípios à ata do Projeto Aurora; o plano de ação do Regionaliza SES; a parceria com a TV Conasems para o programa SES em Pauta; o projeto SUS Escolha na macrorregião Norte; e o projeto piloto da Saúde Indígena do programa Miguilim.

As pautas transversais também tiveram destaque, entre elas: a ampliação da Rede Posso Ajudar; a reestruturação da Superintendência de Contratação e Processamento de Serviços de Saúde; a transição de processos do Samu; a Teleconsultoria nas Redes; e a readequação dos espaços de trabalho no nível central.

Ao final do encontro, foi escolhida a entrega destaque do mês: a pactuação da Rede de Medicina Fetal na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A próxima reunião de monitoramento está prevista para o dia 10 de junho.

Rolar para cima