Um balanço parcial de 25 dos 39 municípios que compõem a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) apontou que 125.395 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no último sábado (10/5), durante o Dia D de Vacinação.
A mobilização da população aconteceu de diversas formas: palestras, vacimóveis, presença dos personagens Maria e Zé Gotinha, mutirões de informação, eventos em escolas, entre outras ações.
Fabíola Amorim, mãe de Sara e Jorge, levou as crianças para serem vacinadas e fez um apelo aos pais. “Todos os pais devem levar seus filhos para vacinar. Independentemente da idade, é fundamental. A vacinação é importantíssima”.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Prosdocimi, destacou o envolvimento de mais de 700 profissionais no Dia D. “Estamos no período sazonal. Temos vacina disponível. Ela é eficaz, segura e a melhor forma de enfrentarmos esse momento.”
Nesse contexto, o secretário municipal de Saúde de Ouro Preto e presidente regional do Cosems-MG, Leandro Leonardo Moreira, enfatizou a urgência da imunização neste ano. “A vacina contra a gripe tem um papel ainda mais relevante em 2025. Minas está em situação de emergência devido às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). A vacina está disponível gratuitamente para pessoas com mais de 6 meses. Precisamos garantir a maior cobertura vacinal possível.”




O esforço das esferas municipal, estadual e federal junto à população é salientado pelo coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Francisco Lemos, “A vacinação é uma estratégia coletiva. Juntos, vamos ampliar a cobertura vacinal. Prevenir a gripe é essencial, especialmente diante do cenário das Síndromes Respiratórias Agudas Graves.”
A população também reconheceu a importância da campanha. O morador de Belo Horizonte, Cleitinho Paraíba, compartilhou sua opinião. “A vacina contra a gripe é essencial. Se proteger não tem preço. As secretarias estão de parabéns. Peço que todos participem.” Já o morador do bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte, Cristian Henrique Oliveira dos Santos, também comentou sobre o Dia D. “O Dia D é muito importante. Atinge muita gente. Às vezes negligenciamos a gripe, mas é uma doença séria.”
A vacina contra gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Calendário e Caderneta de Vacinação
Para saber quais vacinas estão disponíveis de acordo com a faixa etária, basta acessar o link https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas#calendario
Já a cartão de vacinação de crianças está disponível nos links
Cartão da Criança: Menina
Para saber quais vacinas devem ser tomadas para completar a imunização proposta pelo Ministério da Saúde (MS), é preciso ir ao posto de saúde mais próximo com documento de identidade.
Por; Leandro Heringer / Fotos: Leandro Heringer