Prefeitos, secretários municipais de Saúde e trabalhadores da área de 35 municípios do território da Regional de Saúde de Sete Lagoas se reuniram nesta terça-feira (08-04) para o Conexão Minas-Saúde Regional, evento que ocorre de forma regionalizada em toda Minas Gerais. O encontro, que é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), tem como objetivo o fortalecimento do vínculo entre os municípios e as unidades regionais de Saúde.
O Conexão Minas-Saúde Regional teve como principal parceiro o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). O presidente do conselho e secretário municipal de Santa Cruz das Salinas, no norte do Estado, Edivaldo Farias da Silva destacou a relevância do evento. Segundo ele, “é no território que nasce a discussão sobre as políticas públicas necessárias para atender verdadeiramente a população”.

Diante da renovação em 50% dos prefeitos e secretários municipais de Saúde após as eleições municipais de 2024, o Conexão Minas-Saúde Regional tornou-se espaço também para que esses atores públicos possam conhecer, ou aprofundar seus saberes, sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera estadual e, em particular, nas unidades Regionais de Saúde.
Para o presidente do Cosems Regional de Sete Lagoas e secretário municipal de Saúde de Curvelo, Raphael Dumont Schlegel a participação dos gestores municipais no Conexão Minas-Saúde Regional de Sete Lagoas foi fundamental para “conhecermos as estruturas e os técnicos que trabalham na Regional de Saúde de Sete Lagoas o que vai auxiliar no trabalho do dia-dia e nos avanços da Saúde da região”.
Durante todo o dia foram apresentados e discutidos a estrutura organizacional da SES/MG no território de abrangência, a governança regional, estratégias de planejamento e os instrumentos de gestão, a responsabilidade do gestor enquanto ordenador de despesas e a prestação de contas, as vigilâncias em saúde, a rede de atenção à saúde e as redes de acesso aos serviços de saúde como a estrutura da Farmácia de Minas.
Para o dirigente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, a presença dos principais atores da saúde pública da região no evento proporcionou um momento de integração e união entre Estado e municípios “cumprindo com o objetivo de acolher os novos prefeitos e gestores e gerar conhecimento para que as tomadas de decisão sejam as mais assertivas e eficazes em prol de toda a população da regional de saúde”, finalizou Teixeira.
Por: Nayara Souza / Fotos: Nayara Souza