Médicos e profissionais de referência técnica da região de Patos de Minas participaram, no dia 26/3, de um treinamento sobre o protocolo de atendimento a pacientes vítimas de acidentes antirrábicos. O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), e foi realizado no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).
A referência em Imunização da SRS Patos de Minas, Laura de Oliveira Silva explicou que o objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais da saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços de pronto atendimento para lidar com casos de exposição ao vírus da raiva. “A raiva é uma doença praticamente letal, por isso, é fundamental que os médicos estejam preparados para adotar as condutas adequadas diante de cada situação”, destacou Laura Silva.
A superintendente da Regional de Saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, reforçou a importância da qualificação contínua dos profissionais da saúde para garantir um atendimento eficaz e seguro à população. “Os profissionais estão sendo qualificados porque a raiva é uma doença de alta letalidade. Como tivemos um caso de morcego que testou positivo em Patos de Minas, é importante que todos os profissionais da rede estejam qualificados para o atendimento, tendo em vista que temos vacina e soro antirrábico disponível”.
Por: Superintendência Regional de Saúde e Patos de Minas / Foto: Rosemeire Fernandes Souza