Regional de Ponte Nova dá sequência às reuniões técnicas sobre a Atenção Primária à Saúde

Dando prosseguimento a uma série de reuniões que acontecerá ao longo de 2025, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), realizou, no dia 19/3, em sua sede, mais uma reunião gerencial da Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram coordenadores e equipes dos 30 municípios da área da SRS, que puderam trabalhar as políticas estaduais em âmbito regional.

A reunião contou com a presença da referência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Turci, que trouxe informações sobre a incorporação das teleconsultorias no fluxo assistencial em Minas Gerais, mais especificamente na APS. Ela esclareceu sobre procedimentos clínicos, processos de trabalho, fluxos e protocolos. “É de extrema importância a adesão e indicação de pontos focais de teleconsultoria nos municípios, pois eles têm papel de monitoramento, podendo reportar problemas e desafios enfrentados no território”, pontuou.

O município de Alvinópolis é um exemplo de bom aproveitamento das teleconsultorias em favor de sua população, sendo o município mineiro que mais utilizou o recurso no mês de fevereiro de 2025. “Foram 157 teleconsultorias realizadas no período. Com elas, a APS está mais resolutiva e com menos encaminhamentos para especialistas. É uma inovação tecnológica gratuita, acessível, que está impactando na redução de filas, no menor tempo de espera e nos indicadores de satisfação dos usuários do SUS, tendo uma aceitação muito positiva”, declarou a coordenadora da APS de Alvinópolis, Juliana de Fátima Vieira.

Financiamento
A referência técnica da CRAS, Nayara Rúbio, introduziu a temática da Política Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PEFAPS), que tem como objetivo conceder incentivo aos municípios visando a complementação do financiamento das ações e dos serviços, mediante indicadores, metas e compromissos pactuados. “Procurei instruir sobre o cálculo dos indicadores, para que haja ciência dos recursos que o Estado destina aos municípios e sua consequente utilização, de acordo com as necessidades apresentadas em cada território”, disse.

Nayara também explanou sobre o Programa Bolsa Família (PBF), do Governo Federal, buscando a sensibilização dos profissionais diante do acompanhamento das condicionalidades da saúde que, muitas vezes, não está ocorrendo de forma adequada, com destaque ao acompanhamento de crianças, gestantes, indígenas e quilombolas. Ela apresentou, ainda, o cenário de Minas Gerais, de julho a dezembro de 2024, que aponta uma cobertura estadual de 85,58%.

Outras relevantes temáticas foram abordadas na reunião gerencial, como as trazidas pela referência da CRAS, Karen Ségala: Política Estadual de Promoção à Saúde, PICS e Equidades. Ela detalhou indicadores, fórmulas de cálculo, metas para cada quadrimestre de 2025 e a forma de registro de cada indicador nos sistemas de informação.

“É de suma importância que a Política de Promoção à Saúde seja prioridade nos territórios, para que haja a mudança do paradigma de que a saúde é apenas a ausência de doenças. O foco deve estar no conceito ampliado de saúde, com a visão voltada para os determinantes sociais e seus impactos na saúde das pessoas”, frisou.

A estagiária da CRAS, Maria Fernanda Sousa, por sua vez, destacou a importância da integração entre os setores de Educação e Saúde no âmbito escolar, reforçando o papel do Programa Saúde na Escola (PSE) no bem-estar dos estudantes. Ela também ressaltou a relevância da atuação dos Grupos Intersetoriais de Trabalho Municipais (GTI-M), responsáveis pelo planejamento das ações escolares, conforme estabelecido pela Resolução Conjunta SES-MG/SEE-MG 202/2016.

Maria Fernanda encerrou sua apresentação com o status de adesão ao ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE) nos municípios das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa, parabenizando os 30 municípios da área da SRS que atingiram 100% de adesão de suas escolas. “É extremamente gratificante observar esses resultados positivos, antes mesmo do encerramento do período de adesão ao programa”, declarou.

Por: Tarsis Murad / Fotos: Nayara Rúbio

Rolar para cima