Sucesso das políticas da SES-MG é a tônica do Conexão Minas Saúde Regional Ubá

Evento contou com stands de apresentação de investimentos SES-MG na região e entrega de certificados de excelência na Política de Descentralização do Componente Especializado.

“Estamos com uma janela de oportunidades excelentes para a gestão do SUS nas regiões  de Ubá e Muriaé. A SES-MG tem inovado nos investimentos em busca de novos resultados, como por exemplo, o Vacimóvel entregue aos municípios de Ubá e Muriaé para diversificar a abordagem das pessoas e conquistar altas coberturas vacinais. Então, o que queremos é que cada gestor e técnico municipal saia deste encontro motivados a aproveitar ao máximo esses recursos SES-MG”.

Esse foi o intuito apresentado por Franklin Leandro Neto, dirigente da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, como meta do Conexão Minas-Saúde Regional Ubá, realizado nesta quinta-feira (20/3), no Auditório do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC). O evento, de iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG),  por meio da GRS Ubá, e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), reuniu prefeitos, secretários e técnicos municipais de saúde, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os municípios e as Unidades Regionais da SES-MG, com a proposta de proporcionar um ambiente para o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Enfatizando os recursos estaduais que impactam a Saúde regional, Wellington Militão, coordenador de monitoramento de indicadores de políticas públicas da SES-MG, exemplificou como estes recursos se transformam em benefícios para a população. “Destaque para o resultado positivo da Política do Opera Mais no território, que no último quadrimestre de 2024 realizou mais de 1.000 procedimentos cirúrgicos eletivos”, disse Militão, demonstrando como essa política diminui filas de espera e garante o quê as pessoas necessitam.

Mostra Conexão Minas-Saúde Regional Ubá

Um dos atrativos do evento foi a Mostra Minas-Saúde Regional, em que políticas públicas da SES-MG ganharam stands em que municípios e prestadores de serviços apresentaram como implementaram e alcançaram sucesso no serviço à população. As políticas apresentadas foram: Banco de Leite Humano do Hospital Santa Isabel (Ubá); Vacimóvel (Ubá); Veículo aéreo não tripulado (VANT) no combate ao Aedes (Muriaé); e a Vigilância Sanitária Regional do Consórcio CISLESTE (VISACIS), que apoia os municípios que não possuem recursos humanos para vigilância sanitária.

O stand do Vacimóvel de Ubá mostrou como o veículo proporciona a vacinação a locais de difícil acesso, como áreas rurais e periferias urbanas; além de diferentes possibilidades de abordagem. “Em março, fizemos quatro ações que resultaram em 496 doses aplicadas em 358 pessoas.  Provamos como essa ferramenta desperta àqueles que estão com o cartão de vacinação em falta através de uma única ação que fizemos na UNIFAGOC, onde aplicamos 176 vacinas, inclusive algumas pessoas não tinham nenhuma dose do imunizante contra Febre Amarela, agravo que tem registro de várias mortes no Brasil neste ano”, contou Rosiane Rafaela, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Ubá.

Um outro stand trouxe informações sobre o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Santa Isabel (HSI), que tem uma parceria exitosa com o município de Visconde do Rio Branco (VRB) para doação de leite materno. “Em 2023, fizemos uma oficina sobre amamentação em parceria com a GRS Ubá que alavancou as doações para o Banco. Um dos desdobramentos positivos dessa ação é a parceria com a secretaria de Saúde de VRB, que recolhe doações das mulheres que estão amamentando e traz para o Banco. Isso tem nos auxiliado a alimentar nossos bebês da UTI neonatal e pediátrica, e convidamos mais municípios da região a entrarem neste serviço tão necessário para garantir uma boa evolução no quadro de saúde desses bebês tão vulneráveis”, disse Thaynara de Castro Moreira, nutricionista do BLH do HSI.

Selo de Excelência PDCEAF

O final do Conexão Regional Minas-Saúde Regional Ubá foi marcado pela entrega dos selos de excelência na implementação da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). A referência para a entrega dos certificados foi o Índice de Qualidade de Gestão Municipal de Saúde (IQGMS) para o indicador “Taxa de Assertividade dos Municípios Executores do PDCEAF nos Monitoramentos Periódicos” no período de setembro de 2024 a fevereiro de 2025.

Três municípios alcançaram 100% no IQGMS e receberam selo Ouro: Vieiras, Tocantins e Brás Pires. Outros seis municípios receberam selo Prata, sendo eles Rosario da Limeira (98,33%), Presidente Bernardes (98,15%), Muriaé (99,6%), Rio Pomba (97%), São Sebastião da Vargem Alegre (98,33%)e Ubá (98%). “Entregamos os certificados aos farmacêuticos do municípios, com intuito de valorizar o trabalho deles e tornar visível como a dedicação aproxima os medicamentos da SES-MG para as pessoas que precisam deles”, salientou Patricia Meichilb Braz Miranda, coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Ubá.

Programação

Durante todo o dia a programação do Conexão Minas-Saúde contou com a participação de referências técnicas da Gerência Regional de Saúde de Ubá, abordando vários temas, entre eles: a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde e os territórios de abrangência; governança regional, planejamento e instrumentos de gestão; responsabilidade dos gestores enquanto ordenadores de despesas e prestação de contas; vigilâncias em saúde; rede de atenção e acesso aos serviços de saúde.

Por Keila Lima /  Fotos:  Keila Lima

Rolar para cima