Controle Vetorial do Aedes: Regional de Montes Claros realiza em Coração de Jesus o 2º módulo de qualificação de referências técnicas

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros conclui nesta sexta-feira, 21/3, a realização do segundo módulo de Qualificação de Supervisores de Atividades do Controle Vetorial do Aedes aegypti. A primeira microrregião contemplada é a de Coração de Jesus, que é integrada pelos municípios de Jequitaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí.

Com aulas teóricas e práticas os trabalhos estão sendo conduzidos pelas referências técnicas, Valdemar Rodrigues dos Anjos, Bartolomeu Teixeira Lopes e Cássia Nely Gomes Morais. “Enquanto o primeiro módulo da qualificação, realizado em 2022 e 2023, abordou temas como a contextualização das arboviroses, o vetor Aedes e epidemiologia básica para ações de campo, o segundo módulo foca nos aspectos operacionais e de gestão das atividades de controle vetorial, essenciais para o enfrentamento das arboviroses em Minas Gerais”, explica Valdemar Rodrigues.

Entre os temas abordados está o reconhecimento do território para o trabalho de campo no enfrentamento ao Aedes aegypti; a gestão dos processos de trabalho pelo supervisor; análise de dados para a tomada de decisão e comunicação para as equipes e a população; gestão de insumos e recursos; utilização de informações coletadas por drones e a incorporação de novas tecnologias na eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti.

Na parte prática, os profissionais estão sendo atualizados sobre as técnicas de utilização de equipamentos de ultra baixo volume costal e veicular para eliminação de Aedes aegypti no meio ambiente e dentro de domicílios.

Para a continuidade da qualificação de profissionais que atuam em serviços municipais de vigilância epidemiológica, em outubro de 2024 a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros sediou encontro de referências técnicas de nove Unidades Regionais da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG): Januária; Pirapora; Unaí; Pedra Azul; Teófilo Otoni; Diamantina; Coronel Fabriciano, Leopoldina e Varginha.

As atividades foram conduzidas por profissionais da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb) e da Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de preparar as referências técnicas das Unidades Regionais para a realização de seminários de qualificação de supervisores municipais.

Na implementação da primeira fase de qualificação, a SRS cumpriu a meta de qualificar mais de 50% dos profissionais que atuam nas localidades da sua área de abrangência.

“A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde tem como foco principal qualificar o trabalho implementado pelos profissionais do estado e dos municípios visando obter maior eficiência no controle e eliminação de focos do Aedes aegypti. Com isso, estamos trabalhando para reforçar o trabalho conjunto do estado com os municípios e, assim, viabilizar a redução das doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), bem como a ocorrência de óbitos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros.

Por: Pedro Ricardo /  Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Coração de Jesus

Rolar para cima