Workshop de Implantação de Auditoria do SUS reúne gestores, coordenadores e técnicos municipais de saúde em Governador Valadares

Nos dias 12 e 13/3, o auditório da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) – Campus I foi palco do Workshop de Implantação de Auditoria do SUS, promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, em parceria com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS-MG (DENASUS-MG) e a equipe do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A agenda contou com a participação de gestores, coordenadores e técnicos municipais das Macrorregiões Leste, Nordeste e Vale do Aço, contando com diversas cidades, incluindo os municípios de Pedra Azul, Ipatinga e Itambacuri, e teve como principal objetivo apresentar  a importância da auditoria do SUS no apoio à gestão, fornecendo orientações sobre o passo a passo para a implantação de unidades de auditoria – componente municipal do sistema – e ainda alinhando principais conceitos sobre o tema.

Os principais temas discutidos foram o Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA): Conceitos básicos de auditoria; requisitos e vantagens em ser um componente do SNA; o passo a passo para instituir uma unidade de auditoria; os papéis das áreas de regulação, controle e auditoria do SUS; principais leis e normativas que regem a auditoria, e a apresentação de casos práticos de municípios que implementaram com sucesso o componente de auditoria.

Dos 51 municípios que compõem a Macro Leste, apenas dois formalizaram a implantação do componente de auditoria do SUS. Diante deste cenário, os organizadores do evento viram a necessidade de que mais municípios engajem nesse processo, uma vez que a auditoria é um instrumento de extrema relevância para garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos da saúde.  

João Batista da Silva, chefe do Sistema Nacional de Auditoria do SUS em Minas Gerais, relata que o componente municipal de auditoria do SUS é essencial para a administração pública, pois ajuda os secretários de saúde na gestão, melhora os controles internos, amplia a transparência e dá mais credibilidade aos órgãos públicos perante a população.

“O workshop realizado foi um evento atípico e muito importante, pois reuniu representantes de vários municípios para dois dias de apresentações, onde tivemos a oportunidade de discutir temas fundamentais, como o funcionamento do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), a estrutura do sistema e a obrigatoriedade da implementação do componente municipal”, destaca João.

Para Herik de Freitas, secretário municipal de Conselheiro Pena, “o evento foi relevante para o bom funcionamento de nossa rede de atendimento, priorizando as nossas ações e promovendo um processo de qualificação dos nossos serviços”. Ele ainda enfatiza que “isso gera um melhor atendimento à população e garante o cuidado adequado com os nossos recursos, que são tão escassos”.

Marcelo Barbosa, Gerente Regional de Saúde de Pedra Azul, salienta que “foi um momento fundamental para avançarmos na implementação desse componente essencial ao aprimoramento dos processos de trabalho nos municípios, e que, consequentemente, resultará em uma melhoria significativa na qualidade da assistência prestada à população”.

Já Alex Rodrigues do Nascimento, auditor chefe da Secretaria de Estado de Minas Gerais, destaca que o evento foi uma experiência muito positiva. Para ele, “o workshop foi uma ótima oportunidade de reforçar a importância da auditoria do SUS no dia a dia dos municípios”.

O auditor ainda complementa que “foi muito proveitoso contar com a presença de diversos municípios da região, permitindo a ampliação do conhecimento sobre a auditoria e a sensibilização de gestores e técnicos quanto à sua relevância.”

Por: Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão /  Fotos: Geovana Ferreira

Rolar para cima