Pacientes com suspeita de dengue devem se manter hidratados para evitar consequências graves da doença. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai instalar unidades de hidratação em algumas cidades com o objetivo de atender pacientes com suspeita de dengue.
“As unidades de hidratação são equipadas com cadeiras reclináveis com suporte de soro, aparelhos de pressão (adulto e infantil). Também disponibiliza testes rápidos (NS1), medicamentos e insumos para soroterapia”, explicou Marcela Lessini, diretora de vigilância ambiental da SES/MG.
Em Minas, no período de transmissão 2012/2013, já foram instaladas Unidades de Hidratação com apoio da SES/MG em 17 municípios: Araçuaí; Ibiaí; Buritizeiro; Pirapetinga; Coronel Fabriciano; Ipanema; Pirapora; Ipatinga; Iturama; Timóteo; Delta; Leopoldina; Uberaba; Veríssimo; São Gonçalo do Pará e Teófilo Otoni.
Na RMBH o atendimento está sendo iniciado agora. Belo Horizonte, Betim, Contagem, Vespasiano, Pedro Leopoldo e Santa Luzia são as cidades da região metropolitana que receberão unidades.
Na capital, já está em funcionamento uma unidade de hidratação no Hospital Eduardo de Menezes. E a partir de quarta-feira, no Hospital Júlia Kubitsckek. Esses hospitais, que pertencem à rede da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), disponibilizarão uma ala exclusiva para atender pacientes com suspeita de dengue.
Atendimento
Segundo, Marcela Lessini, as pessoas com sintomas da doença – febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos – podem procurar as unidades de hidratação. Onde os pacientes passam por triagem e avaliação médica, recebendo o atendimento adequado de acordo com a avaliação clínica.
A previsão é que as unidades permitam o atendimento de 200 a 300 pacientes suspeitos por dia, ampliando assim a capacidade assistencial dos municípios beneficiados e permitindo um atendimento adequado.
Autor: Juliana Gutierrez