A dona de casa, Maria do Carmo Oliveira, de 71 anos, acaba de superar um pesadelo em sua vida. Há sete anos, ela descobriu que tinha nódulos nas duas mamas e teve de passar por um longo e difícil processo de tratamento que a levou a ficar vários meses longe de sua família. Casos semelhantes como o de Maria do Carmo são frequentes, principalmente, nas cidades do interior do estado, onde há uma dificuldade maior para marcação de consultas e obtenção do resultado do exame. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde está buscando levar às cidades do interior, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que irá realizar os exames de mamografia, identificando casos precoces de câncer e evitando o agravamento da doença.
A primeira cidade do estado a receber a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da SES é Itaobim, que desde hoje, dia 30 de outubro e até o dia 29 de novembro terá a disposição no Palco de Eventos da cidade, cerca de 800 exames de mamografias. Moradora do Bairro Santo Antônio, Ana Gonçalves Cardoso, de 53 anos, foi uma das primeiras mulheres a realizar o exame de mamografia na Unidade Móvel na tarde de hoje. Ela conta que achou muito prático fazer o exame no seu município, evitando o deslocamento para outras cidades. “Antes, para fazer a mamografia tinha que ir até o município de Teófilo Otoni ou de Jequitinhonha, porque Itaobim não tem o equipamento de mamografia. E o pior é que algumas vezes, o resultado demorava a chegar”, contou.
Já no caso dos resultados dos exames realizados pela Unidade Móvel eles são entregues aos pacientes no prazo máximo de 48 horas. “Para receber o resultado dos exames, os pacientes podem comparecer na Secretaria Municipal de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde. Iremos trabalhar para agilizarmos, ao máximo, a entrega dos resultados. Lembrando que aquelas mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para que possamos agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher”, orientou a referência técnica de mamografia do município de Itaobim, Mariana Alves Mota.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul