Uberlândia e região começam a receber a vacina contra a influenza

A estratégia de vacinação contra a influenza (gripe) tem início no dia 7/4 e tem o Dia D de mobilização nacional previsto para 10/5. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal do grupo prioritário. Porém, antes de iniciar a vacinação, as Unidades de Saúde precisam estar preparadas. Em Uberlândia e região, as dezoito Secretarias Municipais de Saúde já programaram e estão retirando, até a sexta-feira (4/4), as vacinas que protegem contra as cepas H1N1, H3N2 e B. 

Neste primeiro momento, os municípios da região estão recebendo 6,9% da quota – 31.810 doses – para vacinar o público-alvo. Os demais lotes serão entregues nas próximas semanas, mediante liberação de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

Mariana Menezes de Rezende Costa, referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, destacou que os profissionais de saúde e Unidades de Saúde estão realizando os ajustes finais para iniciar a imunização. “Na semana passada fizemos uma capacitação com as equipes municipais sobre as notas técnicas e estratégias, bem como iniciamos a distribuição das doses antes do início do período sazonal da doença”, explicou. 

A referência técnica ainda complementou sobre a importância da vacinação e as oportunidades de colocar o cartão em dia. “Entramos no outono e posteriormente no inverno, período em que aumentam as internações e quadros graves – e mesmo mortes – pelos vírus respiratórios, sendo que a vacinação protege de forma individual e coletiva, amenizando os quadros clínicos e de internações. A população pode aproveitar os horários do trabalhador, ações nas escolas, Dia D e mesmo o Vacimóvel para buscar essa proteção”, disse Costa. Com a vacinação, a coletividade também é beneficiada por haver menos infectadas pela doença e transmitindo o vírus.

Grupo elegível ampliado em 2025 e nova estratégia

Além dos idosos (acima de 60 anos), crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, privados de liberdade, trabalhadores de transporte coletivo e outros profissionais essenciais; em 2025 foram incluídos os trabalhadores dos Correios como sendo elegível na estratégia de combate a gripe.

Uma outra novidade para 2025 é que a vacina da gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos – considerado grupo prioritário, tornando permanente a proteção para esses públicos. 

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Foto: Vitória Caregnato

Rolar para cima