Uberaba sedia evento sobre gestão das águas

Imagem

Hoje e amanhã (14 e 15/04), Uberaba sedia  o XXXVIII Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece no auditório da Prefeitura do município. Presidentes e representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o estado estão reunidos para discutir a gestão das águas e o enfrentamento da crise de recursos hídricos, que vem acontecendo em várias regiões do país. 

Presente na abertura do evento, o Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, faz um paralelo sobre a importância da gestão da água e do clima na promoção da qualidade de vida da população, “já que, se trabalharmos corretamente essas questões, podemos evitar uma série de agravos à saúde”.

O responsável pelo programa VigiÁgua, de vigilância da qualidade das águas, da SRS Uberaba, e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch, salientou que lutou para que este evento acontecesse aqui, em Uberaba. Segundo ele, “o Pacto das Águas foi assinado no dia 23 de março, em Brasília, e nós vamos cobrar o seu cumprimento. Para isso, vamos criar uma comissão de acompanhamento das ações de manejo e gestão da crise da água amanhã, durante o Fórum”. 

Também estavam presentes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Uberaba, Ricardo Lima, o Promotor de Justiça, Carlos Alberto Valera, o Procurador Geral da República, Tales Messias Pires Cardoso e, representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Maria de Fátima Dias Coelho, também responsável pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Comenda Ambiental

Para comemorar o Dia da Água e homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do meio ambiente, cultura e turismo, foi criada a Comenda Ambiental Estância Hidromineral São Lourenço que, no dia 22 de março, homenageou o servidor da SRS Uberaba, Hideraldo Buch. Ele explica que “é importante atrair a atenção do Brasil para o local que fez com que Minas Gerais se tornasse conhecida como a ‘caixa d’água do Brasil’, com destaque para a região Sul, onde se concentra um número inestimável de nascentes de características especiais.” 

Autor: Sara Braga

Rolar para cima