Nesta quarta-feira, 28 de agosto, aconteceu em Coromandel, no Alto Paranaíba, o Encontro dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa, da macrorregião de saúde Triângulo do Norte. O evento contou com a participação dos profissionais de saúde que atuam no SAD e dos representantes municipais que possuem o interesse em implantar o serviço.
Há cinco anos, quando foi criado o Plano de Ação Regional (PAR) do Triângulo do Norte que estrutura os pontos de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), a macrorregião de saúde passou de três para oito municípios contemplados com equipes de SAD. O serviço faz parte da rede de Urgência e Emergência, na qual há interface com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, e traz vantagens para o usuário, família, equipes e para o próprio SUS, pois garante rotatividade de leitos para ampliar o acesso de novos pacientes, impactando financeiramente e socialmente.
O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, esteve presente na abertura do encontro. Ele destacou a importância das equipes de SAD na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e na otimização dos recursos do SUS. “A equipe do SAD não substitui a equipe de Saúde da Família. As duas equipes trabalham em conjunto de maneira a acolher o paciente e ter o apoio de familiares e cuidadores na assistência aos pacientes. A nossa região vem avançando na implantação dos serviços, com a melhoria da assistência hospitalar e da qualidade de vida dos beneficiados e da rede de apoio”, pontuou o superintendente.
Fábio Modesto e Silva, consultor técnico do Ministério da Saúde (MS) na área de Atenção Domiciliar e colaborador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ressaltou que as discussões para os avanços do Melhor em Casa estão sendo positivas para a elaboração de uma nova portaria e normas técnicas, bem como para o financiamento dos serviços. “Reunimos diversos profissionais no Brasil inteiro para a construção do conteúdo que contemple o repasse financeiro adequado e direcionamentos claros para os cuidados paliativos, conforme a complexidade dos pacientes”, observou Fábio Silva.
Programação
Durante o encontro foi apresentado o SAD em consonância com a Política Estadual do Valora Minas, perfil de elegibilidade para os pacientes serem contemplados no Melhor em Casa, organização do serviço, abordagem familiar, pacientes em oxigenoterapia e ventilação mecânica, cuidados paliativos, apresentação de experiências e os avanços e desafios no território.
SAD no Triângulo do Norte
O município de Uberlândia possui sete equipes de SAD e as demais cidades da região possuem uma equipe, sendo: Araguari, Coromandel, Ituiutaba, Patrocínio, Prata, Monte Carmelo e Tupaciguara.
Autor: Lilian Cunha