Nas últimas quinta e sexta-feira (6 e 7/2), na Prefeitura Municipal de Jequeri, aconteceu mais uma etapa da “Formação Continuada em Imunização”, promovida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde de Ponte Nova. Participaram do encontro – coordenado pela referência técnica em Imunização, Thiany Silva Oliveira – enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacinação, além da coordenadora municipal de Atenção Primária e Vigilância Sanitária, Carla Alessandra Nazareno.
Segundo Carla, o treinamento foi uma resposta ao pedido formulado pelo município, prontamente atendido pela Regional, diante das dificuldades encontradas para capacitar suas equipes. “No nosso cotidiano, encontramos problemas relacionados à troca de profissionais, à falta de atualizações e à adaptação de procedimentos ligados às mudanças do calendário vacinal”, elencou. Para ela, o treinamento in loco foi de grande valia. “Tiramos o tema da ‘caixa’. Esclarecemos dúvidas de armazenamento, transporte, aplicação e aprazamento. Foi uma oportunidade de excelência que, certamente, fará grande diferença na melhoria das nossas práticas de trabalho”, completou.
De acordo com Thiany Oliveira, a capacitação foi pensada de forma a aliar teoria e prática. “Todos os conceitos teóricos foram discutidos conforme a vivência dos profissionais”, destacou. Dentre os conteúdos abordados, destaque para: revisão da instrução normativa de 2019 para o Calendário Nacional de Vacinação; orientações sobre a operacionalização da 1ª etapa da Campanha de Sarampo 2020 (10/02 a 13/03 para as pessoas de 5 a 19 anos); reforço da vacina febre amarela, conforme faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde; e instruções sobre o uso da vacina DTP (tríplice bacteriana) mais hepatite B, em caso de escassez da vacina pentavalente.
Sobre a capacitação
A “Formação Continuada em Imunização” faz parte de um programa desenvolvido pela Regional de Saúde de Ponte Nova que busca melhorar a qualidade e a segurança de todo o processo de vacinação. A programação dos encontros prevê a discussão de fundamentos técnicos aliados à prática profissional e envolve as etapas de distribuição, transporte, armazenamento e vacinação.
Outros treinamentos serão realizados, nos mesmos moldes, nos municípios de Sem Peixe, Viçosa e Raul Soares, com agenda aberta para outros municípios da microrregião, conforme demanda.
Autor: Tarsis Murad