Superintendente Regional de Barbacena participa de formatura do programa de resistência às drogas

Crédito: Priscila Rezende

Na tarde de terça-feira (07/07) o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, participou da cerimônia de formatura promovida pela Polícia Militar da de Minas Gerais (13ª Região) para os alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Segundo a coordenação estadual do programa, o PROERD consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência e é aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Nas aulas os alunos aprendem, de forma cativante, descontraída e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. De acordo com a coordenação, o programa tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno.

“O PROERD é em um programa trabalhado pela Polícia Militar há mais de 10 anos e que já contou com a participação de mais de 62.000 alunos. Ele consta em grade curricular das escolas e conta com instrutores, que são bem treinados, formados e qualificados para estarem à frente das turmas do 5° e 7° ano. Durante um semestre os alunos estudam seguindo um programa de matérias e disciplinas de ensino voltadas para o conhecimento das estratégias de trabalho para o não uso de drogas. E no final, a gente realiza esse evento de formatura dos alunos. Agora iniciaremos uma nova empreitada deste trabalho a partir de agosto, com previsão de que a próxima formatura aconteça em dezembro” afirmou o Capitão Charley Vidal, Coordenador do PROERD, do 9° Batalhão de Polícia Militar, cuja sede é em Barbacena.

De acordo com o Superintendente Regional de Saúde Barbacena, Robson Vidigal, “é importante integrar o trabalho da Saúde a esse trabalho que é desenvolvido pela PM-MG, que objetiva a conscientização de crianças e adolescentes em relação ao mal causado pelas drogas, uma vez que é também um tema de saúde pública, abrangido pelas políticas da SES-MG”. Robson tem a proposta de unir forças e buscar parceria nesse trabalho que, de acordo com ele, vem sendo exercido com grande competência pela Polícia Militar, uma vez que o trabalho de prevenção é fundamental para a questão de combate às drogas.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima