Orientações referentes aos atuais Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes do Ministério da Saúde foram repassadas para as novas referências dos respectivos programas dos municípios pertencentes à área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, durante oficina realizada pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS, na quinta-feira, 15 de dezembro.
A nutricionista e técnica em Gestão da Saúde, Elenice Ferreira de Souza, explicou que é preciso reforçar a atenção à prevenção e ao controle de agravos nutricionais ocasionados por deficiências de micronutrientes, com o objetivo de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população. “A nossa expectativa é que gestores e profissionais de saúde possam implementar e operacionalizar esses programas no âmbito da Atenção Primária dos seus territórios”, pontuou.
Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes
O Ministério da Saúde conta com três programas voltados para a prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes por meio da suplementação profilática. São eles: Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS, Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) e Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA). Segundo Elenice, a formulação desses programas surge a partir das necessidades de saúde de cada região brasileira, considerando os agravos nutricionais de maior frequência e relevância; observando os critérios de risco e vulnerabilidade da população.
Destaque
Durante a oficina, a equipe da Secretaria de Saúde de Malacacheta compartilhou a experiência exitosa que o município obteve no fornecimento da suplementação de Ferro e de Vitamina A, conforme preconizado pelos respectivos programas. 150 crianças com até 11 meses de idade e 746 crianças de 12 meses a 5 anos receberam as doses de vitamina A; além disso, o município conseguiu completar os dois ciclos de suplementação diária de sulfato ferroso, conforme a idade estabelecida para garantir a efetividade da estratégia (6 a 24 meses de idade) e obteve uma boa cobertura da suplementação de ferro e de ácido fólico para as gestantes. “O nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida da nossa população”, declara a nutricionista e integrante da equipe multiprofissional da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Malacacheta, Graziele Gomes da Silva.
Autor: Déborah Ramos Goecking