Superintendência Regional de Saúde de Diamantina completa 48 anos de atuação em defesa da saúde

Divulgação

No dia 28 de setembro de 1973 era inaugurado, no município de Diamantina, pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Rondon Pacheco, o Centro Regional de Saúde do Vale do Jequitinhonha. Ao longo do tempo, a instituição passou por algumas mudanças em sua nomenclatura, a última ocorrida em 2011, passando então a se chamar Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina.

A SRS Diamantina faz parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ela tem a finalidade de apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde, fortalecendo a governança regional do Sistema Estadual de Saúde na sua área de abrangência, que corresponde a 34 municípios, com população de aproximadamente 420 mil habitantes.

“Há 48 anos, a região conta com apoio e comprometimento de diversos profissionais da saúde, pessoas preparadas e alinhadas com as diretrizes do Estado e com a nobre missão do Sistema Único de Saúde (SUS), na luta diária de promoção à saúde e bem-estar da população. A Superintendência Regional de Saúde de Diamantina vem se consolidando, ao longo do tempo, pela somatória de vários esforços. Por aqui, muita gente competente passou, e cada um deixou a sua marca e contribuição na construção de uma instituição séria, que sempre lutou por uma saúde pública de qualidade e para todos, especialmente em tempos de pandemia, sem dúvida o maior desafio da instituição desde a sua criação”, destacou a superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.

Atualmente, a SRS Diamantina conta com a colaboração direta de 79 trabalhadores da saúde, nas áreas da Assistência à Saúde (Atenção Primária à Saúde e Redes); Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde; Regulação; Auditoria Assistencial; Gestão; Articulação Regional e Comunicação Social.

Divulgação

34 municípios integram a SRS Diamantina, são eles:

Alvorada de Minas; Araçuaí; Aricanduva; Berilo; Capelinha; Carbonita; Chapada do Norte; Coluna; Conceição do Mato Dentro; Congonhas do Norte; Coronel Murta; Couto Magalhães de Minas; Datas; Diamantina; Felício dos Santos; Francisco Badaró; Gouveia; Itamarandiba; Jenipapo de Minas; José Gonçalves de Minas; Leme do Prado; Materlândia; Minas Novas; Presidente Kubitschek; Rio Vermelho; Sabinópolis; Santo Antônio do Itambé; São Gonçalo do Rio Preto; Senador Modestino Gonçalves; Serra Azul de Minas; Serro; Turmalina; Veredinha e Virgem da Lapa.

 
 
 

Autor: Ricardo Souza Maciel

Rolar para cima