No dia 28 de setembro de 1973 era inaugurado, no município de Diamantina, pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Rondon Pacheco, o Centro Regional de Saúde do Vale do Jequitinhonha. Ao longo do tempo, a instituição passou por algumas mudanças em sua nomenclatura, a última ocorrida em 2011, passando então a se chamar Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina.
A SRS Diamantina faz parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ela tem a finalidade de apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde, fortalecendo a governança regional do Sistema Estadual de Saúde na sua área de abrangência, que corresponde a 34 municípios, com população de aproximadamente 420 mil habitantes.
“Há 48 anos, a região conta com apoio e comprometimento de diversos profissionais da saúde, pessoas preparadas e alinhadas com as diretrizes do Estado e com a nobre missão do Sistema Único de Saúde (SUS), na luta diária de promoção à saúde e bem-estar da população. A Superintendência Regional de Saúde de Diamantina vem se consolidando, ao longo do tempo, pela somatória de vários esforços. Por aqui, muita gente competente passou, e cada um deixou a sua marca e contribuição na construção de uma instituição séria, que sempre lutou por uma saúde pública de qualidade e para todos, especialmente em tempos de pandemia, sem dúvida o maior desafio da instituição desde a sua criação”, destacou a superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.
Atualmente, a SRS Diamantina conta com a colaboração direta de 79 trabalhadores da saúde, nas áreas da Assistência à Saúde (Atenção Primária à Saúde e Redes); Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde; Regulação; Auditoria Assistencial; Gestão; Articulação Regional e Comunicação Social.
34 municípios integram a SRS Diamantina, são eles:
Alvorada de Minas; Araçuaí; Aricanduva; Berilo; Capelinha; Carbonita; Chapada do Norte; Coluna; Conceição do Mato Dentro; Congonhas do Norte; Coronel Murta; Couto Magalhães de Minas; Datas; Diamantina; Felício dos Santos; Francisco Badaró; Gouveia; Itamarandiba; Jenipapo de Minas; José Gonçalves de Minas; Leme do Prado; Materlândia; Minas Novas; Presidente Kubitschek; Rio Vermelho; Sabinópolis; Santo Antônio do Itambé; São Gonçalo do Rio Preto; Senador Modestino Gonçalves; Serra Azul de Minas; Serro; Turmalina; Veredinha e Virgem da Lapa.
Autor: Ricardo Souza Maciel