Coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária, Pronto Atendimento e enfermeiros das maternidades dos 50 municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estiveram presentes no dia 11 de abril, no Clube de Elói Mendes, para o Encontro Regional de Vigilância e Assistência à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS Varginha, Monique Borsato, o encontro foi “uma oportunidade para que as diferentes áreas de atuação da saúde reforcem seu papel mediante a situação da saúde no país, promovendo, com isso, uma organização que vai desde a Atenção Primária, passando pela Vigilância Epidemiológica, Controle Vetorial, Vigilância Sanitária e chegando até a Assistência dos casos que surgirem”, explicou.
Após a abertura do evento realizada pelo Coordenador de Gestão de Pessoas da SRS, Douglas Morais, foram abordados os aspectos clínicos e epidemiológicos da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Os resultados do primeiro ciclo de visitas do Plano Nacional de Enfrentamento à Dengue foram apresentados, posteriormente à plenária, pela referência técnica da SRS no Controle Vetorial, Divina Roselaine da Silva. Neste momento, foram expostas as principais dificuldades encontradas nas supervisões realizadas pelos técnicos da SRS Varginha, tais como número insuficiente de Agentes de Endemias e a qualidade das visitas de campo.
Sobre a assistência à dengue, a técnica do Núcleo de Atenção Primária da SRS Varginha, Patrícia Fátima Bento, apresentou a “Organização da Atenção Primária à Saúde”,
seguida pela técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, na SRS Varginha, Poliana Pereira, que abordou o Protocolo Estadual de fluxo de atendimento à gestante acometida pelo Zika Vírus e ao recém-nascido com microcefalia.
A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Varginha, Fernanda Figueiredo, realizou abordagem sobre as ações da Vigilância Sanitária no combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, ressaltando a importância do trabalho, das intervenções e das fiscalizações deste setor no combate às doenças em questão.
Um estudo de caso foi repassado aos presentes, com o intuito de se discutir os procedimentos e posturas que devem ser tomadas quando do surgimento de casos similares no dia a dia dos profissionais.
Autor: Tânia Corrêa