Na segunda-feira, 22/06, a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes participou de reunião de Trabalho na Câmara Municipal de Montes Claros, a convite do Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Fernando Antônio Dias de Andrade. O objetivo da reunião foi esclarecer a situação da Gestão Plena no município de Montes Claros. “Com a investigação da Máfia das Órteses e Próteses na cidade, tivemos uma demanda da população sobre a clareza do processo de mudança da Gestão Plena da Saúde e por esse motivo, resolvemos ouvir as partes para contribuir na resolução dessa questão e tranquilizar o cidadão”, disse o Presidente da Comissão de Saúde.
A Secretária Municipal de Montes Claros, Ana Paula de Oliveira Nascimento falou sobre a situação do município e ressaltou que o maior impasse foi o valor praticado pelo custo médio da Autorização de Internação Hospitalar (AIH). “Estamos presentes em todas as reuniões da comissão e juntos já conseguimos avançar nas resoluções”. De acordo com a Superintendente, uma comissão composta por membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Superintendência Regional de Saúde (SRS) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) mantém as negociações com a prefeitura de Montes Claros para solucionar o impasse da gestão hospitalar e da atenção de média e alta complexidade no município, propondo uma pactuação para superar os principais problemas.
“Agradecemos a iniciativa dos representantes da comissão de saúde e estamos abertos à discussão junto com a secretaria municipal, conselho e representantes do povo. Estamos à disposição com toda equipe técnica da SRS e Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Janaúba e Pirapora para contribuir. Nosso objetivo é o fortalecimento da saúde no Norte de Minas e a melhoria de atendimento ao usuário através de um processo transparente”, acrescenta a superintendente. A situação do município é acompanhada por um grupo de gestores do município e do estado e esta escolha foi definida durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) no mês de maio.
Também estiveram presentes na reunião os vereadores Eduardo Madureira, Edwan Carlos de Quadros Lopes, Idelfonso Pereira Araújo, José Geraldo Cardoso, Marly Das Graças Alves e Silva; o coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS, Alfredo Prates Neto; a coordenadora da Regulação Assistencial e Auditoria da SRS, Marlúcia de Fátima Maia; a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS; a conselheira do segmento do usuário, Maisa Cássia Martins e demais.
Autor: Fabrícia Andrade