A SRS Varginha ofereceu, nos dias 10 e 11, no auditório do Centro Administrativo, uma oficina com o tema e-SUS. A oficina partiu de uma ideia levantada na última Reunião de Coordenadores de Atenção Primária, realizada no dia 13/08.Os 50 municípios da SRS Varginha foram divididos em dois dias de capacitação, sendo o primeiro para os coordenadores de Atenção Primária e referências do e-SUS das microrregiões de Lavras, Três Corações, Três Pontas e Varginha, e o segundo para as referências das áreas citadas nos 24 municípios da microrregião de São Lourenço.
O e-SUS
De acordo com o Ministério da Saúde, oe-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações de saúde a nível nacional. Essa ação vai ao encontro da proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério, incluindo o e-SUS no processo de informatização qualificada que busca um SUS eletrônico. A Referência Técnica do programa na SRS Varginha, Mônica Maciel, apresentou a nova versão do e-SUS AB 2.0, que atualiza a versão 1.3 com a inclusão de novas fichas a serem preenchidas pelos municípios, como Ficha dos Marcadores de Consumo Alimentar, Ficha de Atenção Domiciliar e Ficha de Avaliação de Elegibilidade e Admissão. A Referência também apresentou um vídeo que mostra o funcionamento do software dentro da Unidade Básica.
Vários municípios participaram e apresentaram dúvidas ao longo da oficina, e para que fossem sanadas questões técnicas em relação ao e-SUS, Fernando Conde, responsável pela Tecnologia da Informação da SRS Varginha, esteve presente, e com a participação de Hudson Lebourg, servidor da Secretaria de Saúde de Varginha, esclareceu sobre as telas do sistema, sua instalação e dúvidas frequentes. Para consolidar a capacitação, a referência Mônica explicou, na prática, o preenchimento das fichas na nova versão e-sus 2.0. Ela ainda ressaltou que “a ideia da oficina é capacitar as referências municipais, esclarecendo dúvidas através da troca de experiências e auxiliando nas dificuldades que os municípios possam enfrentar”.
Informe PMAQ
Como convidada, e trazendo um assunto de interesse do público presente, compareceu à oficina a servidora Ana Carolina Silveira, Referência Técnica do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) na SRS Pouso Alegre. A referência trouxe informações como a previsão de adesão do 3º ciclo do PMAQ para outubro e a certificação, que acontecerá no primeiro semestre do ano de 2016. “É de grande importância que o PMAQ seja trabalhado continuamente”, afirmou Ana Carolina.
Autor: Assessoria de Comunicação SRS Varginha