SRS Valadares promove último treinamento do ano para CPDS’s de órgãos públicos estaduais

SRS Valadares promove último treinamento do ano para CPDS’s de órgãos públicos estaduais

A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu ontem (15-12), o sétimo e último treinamento de 2011 para membros das comissões permanentes de combate à dengue (CPCD’s) dos órgãos estaduais situados no município e região, totalizando 14 turmas capacitadas. Nesta edição, participaram representantes de escolas estaduais e da Polícia Civil.

Durante o evento, foram apresentados temas como mobilização social, o controle vetorial (mecânico e químico) do mosquito Aedes aegypti e seu ciclo evolutivo, os aspectos clínicos e epidemiológicos da Dengue, além da classificação e situação dos municípios ligados à regional e orientações para  identificação e combate aos possíveis focos nas entidades. Finalizando, os participantes foram informados sobre a missão, atribuições e operacionalidade das CPDC’s.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária e da CPCD da SRS-GV, Flávia Augusta Viana, fez um balanço das atividades da Comissão. “Iniciamos em junho deste ano junto aos órgãos Estaduais os treinamentos para implantação das CPCD’s em suas unidades. Isso significou a capacitação de mais de 500 pessoas, que serão replicadoras dentro de seus órgãos e instituições e cuja missão é realizar o controle interno e preventivo dos possíveis focos de Dengue em seus estabelecimentos, atuando como combatentes nessa guerra”, destacou.

Foram capacitados esse ano órgãos como a Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Penitenciária Francisco Freitas de Paula, SEPLAG, RURALMINAS, Instituto Mineiro de Meio Ambiente (IMA), SUPRAM, SEDESE,  Centro Sócio Educativo- Semi-Liberdade e a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, através de  44 Escolas Estaduais.

Além dos treinamentos, a CPCD da SRS-Valadares foi parceira do município de Governador Valadares nos eventos de mobilização social da Força Tarefa do Governo de Minas em janeiro, agosto e novembro deste ano.Em março de 2011, a Comissão atuou na organização do “Dia da Família na Escola – Todos contra a Dengue”, um grande evento realizado no centro de Valadares e participou também em abril deste ano, junto com a 8ª CIA da  PMMG de uma  Blitz Educativa realizada na saída da cidade e também no mês de maio da Semana do Meio Ambiente.

“Entendemos que muitas ações foram feitas, entretanto, sentimos que é preciso haver maior envolvimento por parte da população no sentido de assimilar o quão fundamental é o papel de cada ator social nesse processo. A mudança de cultura em relação à manutenção da limpeza em nossos domicílios é o principal gargalo enfrentado, pois 80% das infestações pelo mosquito da dengue estão dentro de nossas residências. Então o que fazer? O Poder Público não poderá assumir sozinho o papel principal nessa história, esse deverá ser dado a cada cidadão que com certeza irá doravante vestir também a camisa em defesa de sua vida, da sua família e de sua comunidade. Por isso, é que conclamamos a todos para que sejam combatentes nessa guerra, dando continuidade ao enfrentamento de combate a doença no território”, avaliou Flávia Viana.

O professor Marconi Rodrigues Gonçalves da Escola Estadual Frei Inocêncio, avaliou o treinamento. “As questões nesta capacitação foram muito bem colocadas tanto no esclarecimento sobre a prevenção contra a dengue, quanto às atribuições que deveremos desempenhar no nosso local de trabalho. Iremos atuar não só internamente, mas também na parte externa, alcançando um maior número de pessoas da comunidade”, afirmou.

Dengue em Governador Valadares

O município está com 2.912 casos notificados de Dengue, conforme último balanço da SES-MG (15-12) ocupando o terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de notificações do Estado,ficando atrás de Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O último Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (Liraa) deste ano, divulgado em outubro pela Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, apontou um índice médio de 6% dos imóveis com foco, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é no máximo 1%.

Ainda segundo esses dados, o foco principal do mosquito permanece dentro da casas, com prevalência em pratinhos vasos de plantas (26%) e ralos (24%), apesar dos esforços dos órgãos públicos, com campanhas educativas contínuas e o trabalho de eliminação de larvas do mosquito.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger / SRS – Governador Valadares


Rolar para cima